As competências que custam a aprender mas que fazem toda a diferença
Não basta ser produtivo ou o melhor naquilo que se faz, as 'soft skills' são o que faz toda a diferença.
© iStock
Lifestyle Personalidade
Um funcionário de sucesso não apenas aquele que faz tudo com brio e exatidão, não é apenas aquele que é produtivo e concentrado. Um funcionário de sucesso é aquele que alia à competências profissionais algumas competências sócio-pessoais, aquilo a que se chama de soft skills. Mas não só.
Às soft skills (traços que fazem uma pessoa diferenciar-se das outras) e às competências profissionais (ou mecânicas), as pessoas devem aliar outras capacidades, muitas delas ligadas à personalidade, à educação e aos hábitos diários. Trata-se de um conjunto de atitudes que podem traçar a personalidade de alguém e que podem facilmente trazer benefícios diretos para o trabalho em si e, claro, para a vida em geral (pois estar mal no trabalho é quase sempre estar mal em casa, e vice-versa).
Todas estas capacidades, diz o Business Insider, são muitas vezes aprendidas e requerem algum treino ou mudanças de hábitos, podendo levar tempo a enraizarem-se na personalidade da pessoa. No entanto, embora sejam competências difíceis de aprender, são as que podem fazer toda a diferença na vida laboral (e até mesmo pessoal).
De acordo com a publicação, que reuniu o depoimento de várias pessoas e ainda as conclusões de alguns estudos científicos sobre personalidade e carreira profissional, são várias as 'skills' que podem levar qualquer pessoa ao sucesso. Eis dez:
1 - Empatia. Trata-se da forma de identificação intelectual ou afetiva de um sujeito com uma pessoa, uma ideia ou uma coisa. Na prática, uma pessoa empática é aquela que sabe como cativar o melhor de cada pessoa, dando, sempre, o melhor de si.
2 - Dominar o sono. Uma boa qualidade de sono é meio caminho andado para se ter mais energia e uma rotina mais produtiva.
3 - Gestão do tempo. As pessoas que sabem traçar prioridades e que planeiam o dia (desde as viagens às refeições, não esquecendo, claro, as tarefas laborais) são as que apresentam melhores resultados.
4 - Pedir ajuda. Para os mais orgulhosos, este deve ser um dos aspetos mais difíceis de aprender, mas a verdade é que pedir ajuda aos outros é um sinal de confiança e de capacidade, como diz um estudo da Harvard Business School.
5 - Positivismo. Ser uma pessoa positiva e ter conversas positivas ajuda a aumentar a confiança... dos outros e da pessoa em si.
6 - Consistência. Independentemente do objetivo, a consistência é a palavra de ordem.
7 - Saber estar. Ter noção de que o comportamento não pode e não deve ser o mesmo em todas as circunstâncias é uma forma eficaz de sobressair pelos melhores motivos. E aqui inclui-se ainda a capacidade de não levar os problemas de casa (e todas as emoções à volta disso) para o trabalho.
8 - Resistir ao cochicho. Já a sabedoria popular diz que a 'curiosidade matou o gato' e não podia ser mais verdade. Querer saber demasiado sobre a vida dos outros e acreditar (e espelhar) falas ou meias verdades é um comportamento condenável e que em nada favorece o sucesso.
9 - Estar presente... de corpo e alma. Um funcionário de sucesso é aquele que está atento ao que faz e que 'veste a camisola' nas oito ou nove horas de trabalho, não deixando as emoções afetar o que está a fazer ou afetar o bem-estar dos outros.
10 - Honestidade. As pessoas honestas consigo mesmas e com os outros conseguem uma transparência bastante benéfica nas suas relações, especialmente quando essa honestidade está associada à capacidade de reconhecer um erro próprio e de mostrar que nem sempre se tem razão.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com