Correr uma meia maratona em menos de duas horas? Eis o que deve saber
Se já está a treinar para a meia maratona de Lisboa, que se realiza no dia 15 de outubro, veja o que tem de fazer para cortar a meta em menos de duas horas.
© iStock
Lifestyle Running
São nada mais, nada menos do que 21km. A meia maratona é uma das provas mais apreciadas pelos amantes de corrida e, muitas vezes, o primeiro grande desafio de quem se aventura no mundo do running.
Para quem gosta de aproveitar este tipo de provas para superar desafios, quebrar a barreira das duas horas é, quase sempre, o principal mote de quem se inscreve pela primeira vez numa meia maratona (salvo seja já um corredor que faz o percurso com 'uma perna às costas').
Mas, o que é que é preciso fazer para correr 21km em menos de duas horas? Em primeiro lugar, é preciso treinar duas a três horas por semana ao longo de 12 semanas, tempo que permite ganhar resistência física, respiratória e mental para a prova.
Contudo, nem todas as pessoas planeiam uma prova com antecedência tal que permita um plano de treino de dois meses e meio, por isso, a aplicação de running Strava fez um levantamento junto de 6,725 utilizadores e concluiu que... para ter sucesso é mesmo preciso planear. Não, não há volta a dar.
Na prática, os utilizadores que correm entre duas a duas horas e meia por semana ao longo de dez semanas são capazes de terminar a prova em menos de 120 minutos. Já aqueles que correm cerca de quatro horas e meia por semana ao longo de três meses ganham capacidade para terminar uma meia maratona em menos de hora e meia. Porém, destaca o levantamento, não basta apenas correr, é também importante treinar os músculos e alternar a corrida com alguns treinos de musculação e resistência.
Por isso, se está com ideias de terminar a meia maratona de Lisboa em menos de duas horas e ainda nem sequer começou a treinar, até pode tentar a sua sorte, mas os riscos de lesão e desgaste são reais.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com