Correr no Inverno: Aprenda como
Antes de calçar os ténis e se preparar para dar uma corrida, saiba que precauções deve tomar durante os meses mais frios de inverno.
© iStock
Lifestyle Running
Para quem gosta de correr ao ar livre, o frio do inverno pode colocar alguns impedimentos à prática desportiva do running. Quando corre simplesmente na rua, à beira mar ou num parque há algumas precauções que deve tomar, durante os meses de inverno. Desde manter-se hidratado a escolher roupa adequada.
Siga os conselhos de vários especialistas e mantenha-se motivado:
Escolha a roupa certa
“Evite usar calções ou t-shirts e vista roupa que cubra o corpo todo. Aliás, não se esqueça de usar luvas”, aconselha o atleta da equipa de triatlo norte-americana, Brad Lupton. “No entanto, opte por tecidos que impeçam o sobreaquecimento do corpo”, afirma.
Mantenha-se hidratado
Por causa do frio, há quem acredite que não é necessário beber muita água, o que leva a um maior risco de desidratação. “Quando se treina no frio não se sua tanto e há uma tendência para se ingerir menos líquidos, o que não é bom para o corpo”, explica a instrutora de fitness Katie Barrett.
Tenha cuidado onde pisa
Um dos grandes perigos de correr ao ar livre é escorregar e cair num piso escorregadio. Chuva, geada, neve e gelo… esteja alerta!
Mantenha-se visível
Nesta altura do ano escurece mais cedo, tornando-se mais difícil para os condutores identificarem os atletas que correm à beira da estrada. Deve investir em roupas de cores vivas ou florescentes.
Arranje um companheiro de corrida
Não corra sozinho. O frio e o mau tempo podem desencorajá-lo a sair de casa, para que isso não aconteça arranje um companheiro de corrida que o motive e o acompanhe. “É mais fácil comprometermo-nos com algo e não desistir, se soubermos que outras pessoas estão a contar connosco”, afirma a personal trainer certificada pela National Academy of Sports Medicine, Meghan Kennihan.
Comece devagar e vá aumentando o ritmo
Mesmo que já seja um atleta experiente, correr sob temperaturas muito baixas traz novos desafios. Como tal opte por começar devagar e vá aumentando o ritmo ao longo da corrida. “Não exagere logo nos primeiros minutos, especialmente se não está habituado a correr em ambientes frios. É necessário que o corpo se adapte ao ar fresco, sobretudo os pulmões, músculos faciais e maxilares”, afirma o instrutor de fitness Rui Li.
Inscreva-se em corridas
Aproveite a oportunidade para se inscrever numa corrida. Nos meses de inverno geralmente competem menos atletas em provas de running, as inscrições são mais baratas e conseguirá evitar as multidões.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com