As alergias pioram à noite, e não é impressão sua
Corrimento nasal, espirros, comichão nos olhos… Assim que chega a primavera, com ela vêm também as alergias do costume, e como se isso não fosse mau o suficiente os sintomas tendem a piorar na hora de dormir.
© iStock
Lifestyle Primavera
A médica imunologista e especialista em alergias norte-americana, Purvi Parikh, alerta: “Os sintomas das alergias tendem de facto a piorar durante a noite, não é impressão sua. Mas há pequenas alterações que poderá fazer e que podem fazer toda a diferença”.
Estar deitado piora o congestionamento
A gravidade não é amiga das alergias. “Quanto está deitado, tudo o que se encontra no seu nariz começa a escorrer para a garganta, o que pode aumentar a intensidade da tosse, dos espirros e a dificuldade em respirar”, explica a médica.
Parikh recomenda ainda que utilize mais do que uma almofada, de modo a manter uma postura mais elevada e a utilização de gotas que combatem o congestionamento.
Pó, ácaros e humidade
“Muitos de nós somos alérgicos a coisas que estão presentes nos nossos quartos. Tais como os ácaros que habitam nas almofadas e nos colchões, ou à humidade que prolifera nas paredes”, diz a imunologista. Os especialistas recomendam que mantenha essa divisão da casa especialmente limpa, aspirando frequentemente, utilizando purificadores ambientais e arejando o espaço.
O seu animal de estimação dorme consigo
Os animais são boa companhia, mas os pelos dos bichos pioram os sintomas das alergias.
Traz pólen consigo
Sem saber pode estar a trazer pólen da rua para o interior do quarto. O pólen pode permanecer inocente e despercebidamente no cabelo, na pele e na roupa. Parikh sugere que tome um duche antes de se deitar e vista um pijama limpo. Os animais de estimação também podem ser portadores de pólen.
Está sozinho com os seus pensamentos… e espirros
Porque é que as alergias pioram à noite? “Um outro motivo bastante simples deve-se ao facto de durante o dia estar ocupado, e potencialmente menos focado nas suas alergias. Já, a altas horas, no silêncio da noite a sua atenção está finalmente só em si e os sintomas parecem aumentar”, afirma Parikh. Tome um anti-histamínico ou aplique um corticosteróide em forma de spray nasal, de forma a limitar o congestionamento e a reduzir a inflamação – o período noturno é a altura ideal para se medicar, aconselha a médica.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com