Tem níveis baixos de testosterona? Saiba como pode resolver o problema
A testosterona é a hormona que define as características tipicamente associadas aos homens, como voz mais grossa e pelos faciais. Mas a partir dos 30 anos a produção desta hormona começa a diminuir...
© iStock
Lifestyle Homens
De acordo com o Sistema Nacional de Saúde britânico (NHS) a carência de testosterona é denominada de hipogonadismo masculino, condição essa que pode afetar cinco em cada mil homens. A longo prazo, o hipogonadismo pode aumentar ainda o risco de osteoporose.
Todos os indivíduos masculinos necessitam desta hormona para terem uma vida saudável física e psicologicamente. Mas o nível de testosterona cai naturalmente com a idade - estima-se que cerca de 2 por cento por ano a partir dos 30 anos.
Como saber ser o nível de testosterona está abaixo do normal?
Estes são os principais sintomas:
- Depressão, ansiedade e irritabilidade;
- Redução da libido e disfunção erétil;
- Menor tolerância ao exercício e menos força;
- Menos pelos faciais;
- Suar em demasia e transpiração noturna acentuada;
- Fadiga e letargia;
- Dificuldade em se concentrar e de memória.
Causas
Apesar de ser produzida nos testículos, a testosterona é um hormona regulada pela hipófise e pelo hipotálamo, glândulas localizadas no cérebro. Sendo assim, qualquer enfermidade que afete essas regiões pode causar hipogonadismo.
Infecções e enfermidades hepáticas e renais, assim como o abuso no consumo de álcool, também podem resultar na queda de testosterona. O mesmo pode ocorrer em consequência de tratamentos médicos como radioterapia e quimioterapia.
Tratamento
A comunidade médica recomenda a realização de exames regulares de sangue para monitorizar os níveis de testosterona no organismo.
No caso de confirmação de diagnóstico de hipogonadismo, um endocrinologista pode oferecer tratamentos com suplementos hormonais sob a forma de medicamentos, adesivos, gel ou até de injeções.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com