Sete sinais de que está a namorar com um narcisista
Ele ou ela há de querer ser sempre o centro das atenções e espera que todos os seus feitos (importantes ou não), sejam constantemente reconhecidos. Esta 'pessoa' é-lhe familiar?
© iStock
Lifestyle Personalidade
Estima-se que cerca de 6% da população sofra do distúrbio de personalidade narcisista, que afetará mais homens do que mulheres - 7,7% para 4,8% respetivamente, de acordo com um estudo publicado no Journal of Clinical Psychiatry.
O médico e diretor da instituição psiquiátrica The Clay Centre for Young Healthy Minds, parte integrante do Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos, Gene Beresin, identificou alguns dos sinais de aviso aos quais deve permanecer atento se está a iniciar uma relação amorosa.
Apenas falam deles próprios
Se está a namorar com alguém tremendamente focado em si próprio, é normal que todas as conversas revolvam acerca das suas conquistas, sucessos e interesses.
“Muitas vezes o narcisista vai mostrar-se frustrado e aborrecido quando a conversa já não os tiver como foco principal”, explica Beresin. “Às vezes até fingem ser bons ouvintes, mas isso apenas acontece quando de alguma forma essa atitude lhes dá alguma vantagem e vai de encontro aos seus desejos e necessidades”.
Esperam que o elogie constantemente
Querem ser sempre o centro das atenções e esperam que o parceiro enalteça permanentemente os seus sucessos, talentos e presença. O especialista alerta que estes indivíduos ficam ofendidos à mínima crítica, diferença de opinião ou desacordo.
Inferiorizam os outros
Os narcisistas têm uma tendência latente para ficarem obcecados com aspetos da vida alheia, inclusive de familiares e amigos. Acreditam que são melhores, mais talentosos, inteligentes e eficientes do que qualquer outra pessoa, o que reforça a perceção de que estão sempre certos e que são donos da razão.
São sensíveis e exageradamente dramáticos
Quando as necessidades emocionais de um narcisista não são satisfeitas, a sua reação é frequentemente caraterizada por drama e exagero. De acordo com Beresin, o narcisista poderá mostrar-se tremendamente mal-humorado ou até chorar, até que a outra pessoa peça desculpa.
Falta-lhes empatia
O seu parceiro até o pode abordar caso você esteja a ter um mau dia, todavia a sua motivação há de ser totalmente egoísta.
“Quando o mundo gira à nossa volta, há muito pouco espaço para sentirmos simpatia por segundos e terceiros. Raramente agem para ajudar outrem, especialmente se esse ato requer sacrifício e humildade”, diz Beresin.
Minam a sua auto estima
Um namorado ou namorada narcisista nunca estará realmente feliz por uma conquista sua. Em vez disso, mostram-se críticos e tentam diminuir o alcance ou importância do seu feito.
“O seu sucesso ameaça-os, como tal tentam destruir a sua auto estima e optam pela manipulação de forma a que se sinta inseguro”, explica o médico.
Podem ser generosos e simpáticos… às vezes
Por vezes, especialmente no inicio dos relacionamentos, os narcisistas mostram-se incrivelmente agradáveis e afáveis. “O narcisista pode ser simpático e generoso quando esse ato aumenta o seu próprio sentido de grandiosidade e o quão maravilhosos são (na sua opinião, claro)… mas esta postura pode mudar rapidamente, e transformar-se em fúria, assim que a outra pessoa não reaga como eles esperam”.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com