Cartoon põe mergulhador a resolver casos de famílias imigrantes separadas
Cartoonista da revista norte-americana 'Politico' faz crítica acutilante a políticas de imigração da administração norte-americana com recurso a caso tailandês.
© Matt Wuerker/Politico
Mundo Ilustração
O cartoonista Matt Wuerker, do jornal 'Politico', decidiu fazer uma interpretação da política de "tolerância zero" adoptada pelos Estados Unidos através da sua comparação com o resgate da equipa juvenil de futebol 'Javalis Selvagens', que foi na terça-feira resgatada de um gruta na Tailândia.
Apelando ao facto de que os mergulhadores da Marinha tailandesa (e internacionais) trabalharam de forma incansável - houve inclusive uma morte - para reunir as crianças com as suas famílias, a ilustração coloca um destes profissionais ao serviço das famílias imigrantes.
A intenção será apontar a importância de manter as crianças junto dos seus progenitores, quase que pedindo uma 'operação de resgate', mas ao nível dos valores humanitários básicos.
Recorde-se que milhares de crianças, algumas muito pequenas, foram separadas dos pais após cruzar a fronteira dos Estados Unidos com o México, tendo sido colocadas em centros de detenção separados pelas autoridades fronteiriças. Esta situação tem gerado enorme indignação e levou a uma reversão da política. Apesar de tudo, ainda há muitas crianças à espera de serem reunidas com os progenitores.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com