Jordânia permite a entrada de 800 sírios para serem realojados
O Governo da Jordânia permitiu a entrada de 800 deslocados sírios que fugiram dos combates do sul da Síria e que nos próximos três meses serão realojados no Reino Unido, na Alemanha e no Canadá.
© iStock
Mundo Amã
"O Governo jordano acordou permitir a entrada de 800 sírios que depois [serão transferidos] para três países ocidentais para serem realojados nos respetivos territórios dentro de três meses", disse o porta-voz do Ministério dos Assuntos Externos jordano, Mohamed al-Kayed, citado pela agência oficial de notícias Petra.
Os 800 sírios trabalhavam na defesa civil síria, grupo que opera nas zonas fora do controlo do regime de Damasco e conhecidos como "capacetes brancos", que foram retirados devido ao avanço do exército governamental.
A operação está a ser efetuada em coordenação com as Nações Unidas, indicou o porta-voz.
Esta é a primeira vez que a Jordânia permite a entrada de novos deslocados sírios no seu território, depois de ter encerrado as fronteiras no ano passado e declarar as áreas fronteiriças como "zonas militares fechadas".
A Jordânia faz fronteira com a província síria de Deraa, que desde o passado 19 de junho vive uma ofensiva do regime sírio e dos seus aliados, que obrigou milhares de pessoas a deixar para trás as suas casas e a refugiarem-se nas zonas fronteiriças.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com