Governo espanhol vai proibir publicidade a doces dirigida a crianças
Espanha vai regular a publicidade a chocolates, bolachas, sobremesas, entre outros alimentos na televisão, imprensa e redes sociais.
© iStock
Mundo Obesidade infantil
O Governo espanhol vai proibir a publicidade a alimentos e bebidas não saudáveis, como chocolates, doces, bolachas, sobremesas e gelados, dirigida a crianças e adolescentes na televisão, imprensa e nas redes sociais, anunciou o Ministério do Consumo.
O objetivo é reduzir os índices "alarmantes" de obesidade infantil.
"É um grave problema de saúde pública", destacou esta quinta-feira, em Barcelona, o ministro do Consumo, Alberto Garzón, que adianta que a medida entrará em vigor já no próximo ano.
"Os menores são consumidores vulneráveis e temos a obrigação de os proteger da publicidade", vincou.
O ministro destacou ainda a importância das redes sociais, já que as crianças "recebem uma grande quantidade de publicidade que incentiva ao consumo não saudável e prejudicial à saúde".
‼ El Gobierno regulará la publicidad de alimentos perjudiciales para la salud de los menores para defender sus intereses frente a los de la industria alimentaria
— Ministerio de Consumo (@consumogob) October 28, 2021
En España, 1 de cada 3 niños y niñas sufre sobrepeso u obesidad
La publicidad es una de las causas de esta cifra pic.twitter.com/aiwDdHtWmi
A tutela vai regulamentar que produtos podem ser anunciados com base nas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O ministério recordou ainda que este quadro regulamentar é semelhante ao de países como Portugal, Reino Unido ou Noruega.
La nueva norma impulsada por el Gobierno restringirá la publicidad de pastelería, helados, zumos o bebidas energéticas dirigida a menores de 16 años.
— Ministerio de Consumo (@consumogob) October 28, 2021
Tampoco se podrán anunciar bebidas, snacks o salsas con azúcares añadidos, o preparados con más de 225 kcal por cada 100 g🥤 pic.twitter.com/pab9YSzY2p
Leia Também: Nutricionistas pedem nova avaliação sobre obesidade infantil pós-pandemia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com