Após polémica, New York Times retira a palavra 'feto' do jogo Wordle
O jornal norte-americano afirma que o jogo deve ser isento do contexto noticioso.
© Shutterstock
Mundo Wordle
Se é fã de jogar Wordle todos os dias, e procura acertar à primeira, pode descartar a palavra 'fetus' ('feto', em inglês) das tentativas. O New York Times (NYT), o jornal norte-americano que adquiriu o popular jogo em janeiro deste ano, anunciou que iria retirar a hipótese de acertar na palavra no jogo, depois de uma semana marcada por ataques ao direito ao aborto nos Estados Unidos.
Em comunicado, a divisão de jogos do jornal explicou que quer manter o Wordle "distinto das notícias". "No New York Times Games, levamos a sério o nosso papel como um espaço de entretenimento e escape", afirmou.
Há uma semana, o site POLITICO avançou com uma divulgação inédita de um rascunho do Supremo Tribunal dos EUA, no qual a maioria conservadora de juízes apontou que iria reverter a decisão do processo 'Roe v. Wade' de 1973, que consagrou o direito ao aborto, e permitindo que estados conservadores possam proibir e mesmo criminalizar a prática.
O jornal norte-americano explica ainda, no comunicado, que a tecnologia por detrás do jogo pode levar a que algumas palavras tenham sido inseridas antecipadamente no software. "Quando descobrimos na semana passada que uma palavra em particular seria a resposta de hoje [segunda-feira], removemos das respostas tanto quanto possível", acrescenta.
Some of you may have a different Wordle answer than the official answer. Please refresh your browser to receive the correct answer word. For more information, please read our editor’s note. https://t.co/3dY5nRu7yu
— The New York Times (@nytimes) May 9, 2022
Apesar do NYT não esclarecer qual é a palavra em questão - referindo apenas que a resposta é "proximamente conectada com um grande evento noticioso" e foi "completamente não-intencional e uma coincidência" -, a NBC News confirmou, junto de uma fonte no jornal, que a palavra em questão era 'fetus'.
Depois de ter saltado para a ribalta no final de 2021, o Wordle foi comprado por milhões de dólares pelo Times e, atualmente, adivinhar a palavra do dia continua a fazer parte da rotina de milhões de utilizadores.
O fenómeno do Wordle motivou vários jogos semelhantes em outras línguas (incluindo português) e outros formatos, como silhuetas de países ou objetos.
Leia Também: Defensores do aborto pedem manifestações massivas nos EUA em 14 de maio
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com