Encontrado mamute bebé congelado há mais de 30 mil anos
Animal terá sido mumificado durante a Idade do Gelo.
© Getty Images
Mundo Vida selvagem
Um grupo de mineiros do Canadá encontrou um mamute bebé mumificado que os cientistas acreditam ter sido congelado durante a Idade do Gelo, há mais de 30 mil anos, segundo um comunicado de imprensa do governo Yukon e Tr'ondek Hwech'in First Nation.
De acordo com o documento, o animal mumificado foi descoberto enquanto os mineiros estavam a escavar, na terça-feira, nos campos de ouro de Klondike, avança o jornal USA Today.
A cria, chamada Nun cho ga, que significa 'grande animal bebé' na língua Hän, foi posteriormente identificada como uma fêmea que morreu há dezenas de milhares de anos.
"É espantoso. Tirou-me o fôlego quando removeram a lona", disse um membro do governo do Canadá numa publicação nas redes sociais, frisando que Nun cho ga é o "primeiro mamute mumificado quase completo e mais bem preservado encontrado na América do Norte".
O paleontólogo de Yukon, Grant Zazula, confessou: "Como paleontólogo da idade do gelo, este é um dos meus sonhos que tornou-se realidade", frisando: "Nun cho ga é linda e um dos mais incríveis animais mumificados da idade do gelo alguma vez descobertos no mundo. Estou entusiasmado por conhecê-lo melhor".
Segundo a National Geographic, os mamutes estiveram na América do Norte, Ásia e Europa desde há cerca de 300 mil anos até há 10 mil anos. A sua extinção tem sido geralmente atribuída ao homem, mas uma investigação de 2021 sugere que as espécies desapareceram devido às alterações climáticas.
De recordar que em 1948, outro fóssil animal desta espécie foi encontrado no Alasca.
Wow! This is the most complete mummified woolly mammoth ever found in North America. The preservation of this calf is remarkable! 🦣
— Dr Dean Lomax (@Dean_R_Lomax) June 24, 2022
The discovery has just been announced today.
It was found on June 21, 2021 in the Klondike gold fields, Yukon, Canada.
by Willem Middelkoop. pic.twitter.com/McsFVK0Bep
Leia Também: Centenas à porta do Supremo Tribunal exigem aborto gratuito nos EUA
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com