Pais cansados e stressados? Este país dá uma licença de três semanas
As questões mais comuns são problemas psicológicos, como ansiedade, insónias ou sintomas depressivos.
© iStock
Mundo Paternidade
Os pais dizem que os filhos são a melhor coisa do mundo e que dão momentos de grande felicidade, mas também afirmam que sentem grandes desafios ao longo do percurso, como privação do sono ou aturar birras.
Neste sentido e a pensar em todas as tarefas inerentes à parentalidade, um país europeu decidiu criar uma licença inédita de três semanas de folga para os pais que sejam invadidos por um cansaço extremo.
É na Alemanha que existe a licença, de seu nome 'Kur', que pode ser tirada a cada quatro anos por pais que estejam com algum tipo de dificuldades psicológicas e/ou mentais.
De acordo com a BBC, para obter a licença é necessária uma prescrição médica. A maioria dos custos é coberta pelo seguro de saúde, incluindo as refeições, as terapias e a creche para as crianças.
Na Alemanha já existem vários centros de retiro para pais que estão 'à beira de um ataque de nervos'. Estes espaços têm sido cada vez mais procurados, principalmente por mães.
As questões mais comuns são problemas psicológicos, como ansiedade, insónias ou sintomas depressivos.
Estes retiros são surpreendentemente eficazes não só para tratar alguma doença já existente como para prevenir problemas de saúde muito maiores.
A diretora da organização sem fins lucrativos Deutsches Müttergenesungswerk, Yvonne Bovermann, que administra cerca de 70 clínicas que oferecem retiros em toda a Alemanha revela, citada pela BBC, que "as mães e os pais que procuram as clínicas estão mais doentes do que antes [da pandemia]".
"Cuidar de crianças pode ser cansativo, claro, mas não deve ser um fardo com o qual não sabe lidar. Não é assim que deveria ser", afirmou ainda Bovermann.
A tendência crescente do uso destes centros deve fazer soar alarmes como sinal da tensão a que os pais estão sujeitos no dia a dia.
Leia Também: Apoio a mães no alto rendimento nas propostas para igualdade de género
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com