Singapura recolhe ovos importados da Ucrânia após presença de salmonela
A exploração ucraniana LCC Yasensvit ficou suspensa da exportação de ovos para Singapura.
© Getty Images
Mundo Salmonela
A Agência Alimentar de Singapura (SFA) ordenou a recolha de ovos importados de uma quinta ucraniana após ter sido detetada a presença de Salmonella Enteritidis.
Os ovos afetados podem ser identificados pelo carimbo CEUA001, informou a SFA, num comunicado de imprensa divulgado esta terça-feira, citado pela Channel News Asia, acrescentando que todos os lotes com este código de exploração são afetados.
A exploração ucraniana LCC Yasensvit ficou suspensa da exportação de ovos para Singapura.
"A SFA só levantará a suspensão quando a exploração tiver retificado a questão da contaminação por Salmonella Enteritidis", acrescentou a agência.
A Salmonella Enteritidis pode causar doenças de origem alimentar se os alimentos forem consumidos crus ou mal cozinhados.
No entanto, como a bactéria pode ser destruída pelo calor, os ovos são seguros para consumo se forem bem cozinhados, afirmou a SFA, acrescentando que deu instruções aos importadores para reterem ou recolherem os ovos como medida de precaução.
Os sintomas da bactéria incluem diarreia, dores abdominais, febre, náuseas e vómitos. Embora a infeção desapareça normalmente no prazo de uma semana na maioria das pessoas, a Salmonella Enteritidis pode causar infeções graves em pessoas vulneráveis, como os idosos, as crianças pequenas e as pessoas com sistemas imunitários enfraquecidos.
A SFA aconselha os consumidores que compraram os ovos afetados a cozinhá-los cuidadosamente antes de os consumirem. As pessoas que consumiram os ovos e não se sentem bem devem procurar assistência médica.
Leia Também: Surto de salmonela causado por tomate cherry já fez um morto
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com