Roménia destaca meios para procurar minas perdidas no Mar Negro
A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022 e, desde então, têm sido colocadas minas no Mar Negro pelos combatentes.
© Reuters
Mundo Roménia
A Marinha da Roménia anunciou, esta segunda-feira, que destacou um navio e um helicóptero para procurar minas perdidas na costa do Mar Negro, depois de um cais na estância balnear de Costinesti ter sido fortemente danificado por uma explosão, reporta a Reuters.
A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022 e, desde então, têm sido colocadas minas no Mar Negro pelos combatentes. Equipas de mergulho militares romenas, búlgaras e turcas têm vindo a desativar, ao longo dos últimos meses, as minas que acabam por se deslocar para as suas águas.
Este mar é crucial para o transporte de cereais, petróleo e produtos petrolíferos e é partilhado pela Bulgária, Roménia, Geórgia e Turquia, bem como pela Ucrânia e Rússia.
A Marinha romena disse que os seus mergulhadores ainda estão a investigar se a explosão no cais, que não causou vítimas, foi provocada por uma mina. Por outro lado, os relatos de outra mina à deriva perto do porto de Mangalia são infundados, segundo a mesma fonte.
A Roménia, membro da União Europeia e da NATO, partilha uma fronteira de 650 quilómetros com a Ucrânia, é anfitriã de um sistema de defesa de mísseis balísticos dos Estados Unidos e, desde o ano passado, tem um grupo de combate permanente da Aliança Atlântica estacionado no seu território.
Leia Também: Tiros contra cargueiro? "Clara violação do direito internacional"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com