Áustria quer criminosos fora da UE a cumprir pena no Kosovo
O governo austríaco quer que os criminosos de países fora da União Europeia (UE) condenados no país cumpram as suas penas no Kosovo, uma medida inspirada num pacto que o território dos Balcãs já assinou com a Dinamarca.
© ATTILA KISBENEDEK/AFP via Getty Images
Mundo Áustria
O ministro do Interior austríaco, o conservador Gerhard Karner, anunciou a iniciativa após um encontro hoje com o ministro dinamarquês da Justiça, Peter Hummelgaard, em Copenhaga.
Neste encontro, foi relatado o processo seguido pela Dinamarca para o acordo que está na fase final de aprovação legal, segundo um comunicado do Ministério do Interior austríaco.
"As instalações prisionais que a Dinamarca está a planear no Kosovo fazem parte das iniciativas do chanceler Karl Nehammer para a Áustria", detalhou Karner, referindo-se aos planos do chefe de governo, conhecido pela sua posição anti-imigração.
Em 2021, o Kosovo concordou em alugar 300 celas prisionais à Dinamarca por uma taxa anual de 15 milhões de dólares e financiamento para projetos de energia verde.
As celas vão receber, após a conclusão dos procedimentos legais, criminosos condenados de países terceiros, aplicando-se a lei dinamarquesa e não o quadro legal do Kosovo.
Karner já tinha citado como exemplo os planos do Reino Unido para deportar para o Ruanda migrantes que entrem irregularmente para pedir asilo.
Leia Também: Dois turistas austríacos morrem em acidente de canoagem em França
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com