Meteorologia

  • 24 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 22º

Homem ataca sede do partido que governa o Japão

O suspeito, de 49 anos, embateu com o carro numa vedação e atirou cocktails molotov. Já foi detido.

Notícias ao Minuto

14:29 - 19/10/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Japão

Um homem de 49 anos foi detido, este sábado, por atirar cocktails molotov contra a sede do Partido Liberal Democrata (PLD), que está no poder no Japão. Antes disso, o suspeito embateu com o carro contra uma vedação em frente ao gabinete do primeiro-ministro, Shigeru Ishiba, avança a polícia local, citada pela AFP.

 

Não foram registados feridos na sequência deste incidente, que acontece numa altura em que falta pouco mais de uma semana para as eleições, em que primeiro-ministro, Ishiba, espera reforçar o mandato.

Um porta-voz da polícia de Tóquio contou à AFP que o homem foi "detido no local por suspeita de obstrução aos deveres públicos".

"Aproximou-se da sede do Partido Liberal Democrata num veículo, saiu e atirou o que pareciam ser cocktails molotov. Também entrou na estrada em frente ao gabinete do primeiro-ministro, embatendo contra uma vedação que impedia a entrada de veículos e, depois de sair do carro, atirou o que parecia ser uma bomba de fumo contra os agentes”, afirmou o porta-voz da polícia.

Os cocktails molotov chegaram a atingir um veículo da polícia de choque, mas o fogo foi rapidamente extinto.

No carro do homem foram encontrados vários depósitos de plástico, normalmente utilizados para transportar líquidos.

Em reação, enquanto fazia campanha no sul de Kagoshima, o primeiro-ministro defendeu que “a democracia nunca deve sucumbir à violência”.

“Isto aconteceu durante a campanha eleitoral, mas faremos tudo para garantir que as eleições e a democracia não sejam destruídas pela violência”, afirmou Shigeru Ishiba.

O Japão vai a eleições legislativas a 27 de outubro.

Os crimes violentos são raros no país, que tem leis rigorosas de controlo de armas.

Leia Também: "Deus dos casamentos". Homem com quatro mulheres quer ter 54 filhos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório