Hezbollah ataca base dos serviços secretos de Israel no norte

O Hezbollah atacou uma base dos serviços secretos israelitas no norte de Israel, perto da cidade de Safed, anunciou hoje o movimento islamita.

© Ramiz Dallah/Getty Images

Lusa
26/10/2024 ‧ há 2 dias por Lusa

Mundo

Médio Oriente

O grupo declarou em comunicado que disparou "uma salva de foguetes" contra a base de Meishar, descrita como "o quartel-general dos serviços secretos da região norte".

 

Em Jerusalém, um comunicado do exército israelita confirma 80 disparos.

Às 15h00 (13h00 em Lisboa), "cerca de 80 projéteis disparados pela organização terrorista Hezbollah atravessaram [a fronteira] do Líbano para Israel", lê-se na nota.

Os disparos do Hezbollaz ocorrem horas depois de o exército israelita ter atacado cerca de 70 alvos do grupo xiita, apoiado pelo Irão, no Líbano, nas últimas 24 horas, incluindo depósitos de armas, centros de comando e grupos de milícias, enquanto mantém a sua ofensiva terrestre no sul do país.

"As tropas do exército continuam a atuar no sul do Líbano, desmantelando infraestruturas terroristas, onde os terroristas operavam, e eliminando um certo número de terroristas a partir da terra e do ar", afirmaram as forças israelitas num comunicado anterior.

O exército relatou um incidente em que soldados israelitas atacaram um edifício onde operava uma célula de milicianos e se encontrava também uma grande quantidade de armamento.

Hamas e Hezbollah opõem-se a Israel e são apoiados financeira e militarmente pelo Irão, que fez do apoio à causa palestiniana um dos pilares da política externa desde a criação da República Islâmica em 1979.

Leia Também: Israel atacou cerca de 70 alvos do Hezbollah no Líbano e mantém ofensiva

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Classificados

Leia também

Últimas notícias