Aplicação de abrigos subterrâneos em marcha na Alemanha
Através de uma aplicação no telemóvel, os habitantes poderão consultar quais os abrigos subterrâneos e de emergência que estão disponíveis. Os espaços incluem estações de metro, estacionamentos, edifícios estatais e propriedades privadas.
© Robert Michael/picture alliance via Getty Images
Mundo Alemanha
A Alemanha está a reunir uma lista de abrigos subterrâneos que possam ser utilizados em caso de emergência para civis, avançou o ministério do interior, citado pelo The Guardian, numa altura de aumento de tensões com a Rússia.
De acordo com um porta-voz do ministério, esta informação vai incluir estações de metro subterrâneas e estacionamentos, assim como edifícios estatais e propriedades privadas.
Um diretório digital de abrigos subterrâneos e de abrigos de emergência será elaborado de forma a que as pessoas possam encontrar estes locais de forma rápida através de uma aplicação no telemóvel. Para além disso, os habitantes serão ainda encorajados a criar abrigos de proteção nas suas casas convertendo caves e garagens.
O projeto, apresentado como sendo de grandes dimensões, vai levar algum tempo e ainda não tem data de lançamento prevista.
A Alemanha tem cerca de 84 milhões de habitantes e, no total, alberga 579 abrigos subterrâneos, a maior parte deles dos tempos da segunda guerra mundial e da guerra fria. Estes locais podem abrigar cerca de 480 mil pessoas.
Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, em 2022, têm sido levantadas preocupações sobre potenciais alvos da NATO por Moscovo. Chefes da inteligência alemã alertam para um possível ataque russo na aliança militar em 2030.
Autoridades alemãs dizem que o país já tem sentido um aumento acentuado de espionagem e atividades de sabotagem russas.
Leia Também: Berlim levanta a hipótese de intervenção em acidente aéreo em Vílnius
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com