Kimia Zenoorin, a primeira mulher iraniana a ganhar um medalha olímpica
A atleta conquistou o bronze na modalidade de taekwondo nos Jogos Olímpicos de 2016.
© Reuters
Mundo Taekwondo
Tem apenas 18 anos e certamente nunca será esquecida da história do seu país. Kimia Alizadeh Zenoorin é a primeira mulher iraniana a conquistar uma medalha (neste caso de bronze) olímpica. O momento épico foi conseguido depois de derrotar a sueca Nikita Glasnovic, na modalidade de taekwondo, no Rio’2016.
“Estou muito feliz por todas as raparigas iranianas porque é a primeira medalha conseguida e espero que nos próximos Jogos Olímpicos seja possível chegar ao ouro”, disse a atleta. “Agradeço a Deus ter feito história pelo meu país e espero estar a abrir caminho para outras mulheres iranianas”, acrescentou.
No Irão, as mulheres não podem entrar em estádios e foram poucas as que participaram em Jogos Olímpicos desde 1979, ano da revolução no país.
A questão dos direitos das mulheres iranianas no desporto foi realçada durante um jogo de voleibol da equipa masculina, quando uma iraniana usou uma t-shirt e um ‘banner’ em que pedia para que fosse permitido às mulheres do seu país assistirem a eventos desportivos no Irão.
Apesar de inicialmente os seguranças terem-lhe pedido para sair, acabaram por a deixar ficar a assistir à partida.
Segundo o Independent, as mulheres nos Jogos Olímpicos podem praticar modalidades em que possam utilizar burca e não tenham de utilizar licra, como é o caso do taekwondo.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com