Pequim diz que não ajudará governos locais a pagar dívidas
O Governo chinês anunciou hoje que não vai ajudar as autoridades locais a pagar as suas dívidas, apelando a que reduzam as despesas caso não consigam assumir os seus compromissos.
© Reuters
Mundo Compromisso
Pequim inclui este princípio no 'Plano de contingência dos riscos da dívida dos governos locais', divulgado hoje, e que detalha que cada administração deve assumir a responsabilidade pela sua situação financeira.
"Os governos locais têm de assumir as suas dívidas. O Governo central tem como princípio não ajudar", refere o documento.
O plano visa definir mecanismos de resposta, caso surjam riscos financeiros, e manter a estabilidade e segurança económica e social.
O elevado nível de endividamento dos governos locais é considerado um dos maiores riscos sistémicos para a economia chinesa, a segunda maior do mundo.
"Os governos locais devem reforçar a sua gestão diária dos riscos e gerir adequadamente o reembolso das dívidas", lê-se no mesmo plano.
No caso de risco de incumprimento, o Governo central pede às administrações locais que renegoceiem os termos da dívida com os credores e recomenda, entre outras medidas, converter a dívida em títulos.
Caso não haja um acordo, as autoridades devem então reduzir os seus gastos e investimentos.
O Ministério das Finanças estabelecerá um mecanismo para alertar com antecedência face a possíveis emergências resultantes do nível de endividamento.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com