Carteira digital chinesa lança cartão virtual da segurança social
A principal carteira digital da China, o Wechat, lançou hoje um cartão virtual da segurança social que permite fazer descontos através da aplicação, em mais um passo para eliminar o uso de dinheiro vivo no país.
© iStock
Mundo Wechat
Lançado em janeiro de 2011, pelo gigante chinês da Internet Tencent, o Wechat tem atualmente quase mil milhões de utilizadores, segundo dados da empresa, e funciona simultaneamente como rede social e carteira digital, indicou o 'site' chinês de informação económica yicai.com.
Segundo o anúncio da Tencent, a empresa está a cooperar com o Ministério dos Recursos Humanos e Segurança Social da China para adicionar os serviços da segurança social ao aplicativo.
Para chamar um táxi, pagar luz e água, ou comprar bilhetes de avião na China, é possível recorrer apenas ao Wechat. Em várias cidades do país, os hospitais também já permitem pagamentos através desta carteira digital.
Em Pequim, vários mendigos aderiram já à inovação tecnológica e têm consigo um código QR impresso para transferência direta de doações para as respetivas contas Wechat.
Segundo a consultora iResearch, em 2016, os pagamentos feitos através de carteiras digitais na China atingiram os 5,5 biliões de dólares.
Outra importante carteira digital na China é o Alipay, do grupo chinês de comércio eletrónico Alibaba.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com