Mais 130 mil atendimentos com reforço dos serviços de CC e passaporte
O horário alargado continuará vigente até 28 de fevereiro.
© Global Imagens
País Serviços
Desde 27 de novembro que o alargamento do horário para serviços relacionados com o cartão de cidadão (CC) e com o passaporte permitiu realizar mais cerca de 130 mil atendimentos nas Lojas e Espaços Cidadão abrangidos, foi hoje anunciado pelo Gabinete da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão. Nesse sentido, o horário alargado continuará vigente até 28 de fevereiro.
Perante os resultados alcançados na operação ‘Casa Aberta’, que decorreu ao longo de oito sábados e permitiu realizar 50 mil atendimentos, o Governo decidiu manter o reforço da capacidade de resposta dos serviços em horário alargado, diz o comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
“Assim, desde 27 de novembro de 2021 e até 28 de fevereiro de 2022, as Lojas de Cidadão das Laranjeiras, Marvila, Odivelas, Porto, Vila Nova de Gaia, Coimbra, Braga e Faro e os balcões de atendimento ao público do Instituto de Registos e Notariado, no Campus da Justiça, no Parque das Nações, em Lisboa, estão a funcionar no seguinte horário: de segunda a sexta-feira das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 15h, procurando disponibilizar mais atendimentos no início e no final do dia e facilitando a conciliação com os horários de trabalho da generalidade dos cidadãos”, acrescenta.
Além disso, também o atendimento espontâneo, de segunda-feira a sábado, será mantido, “com o objetivo de maximizar o número de pessoas atendidas.”
Para os portugueses com mais de 25 anos e com dados biométricos atualizados, o gabinete recorda que está disponível a renovação automática do CC, “com o envio automático da carta PIN com referência MB para pagamento da renovação e imediata expedição postal para a respetiva morada”, o que já permitiu que mais de 757 mil pessoas renovassem o documento sem se dirigirem a um balcão.
“Foram já entregues, desde setembro de 2020, por correio de forma individual ao próprio titular mais de 1.335.566 [cartões de cidadão], permitindo evitar o mesmo número de deslocações aos balcões”, adianta.
Ainda que o envio do CC por correio seja o método de entrega associado à renovação automática, este pode também ser solicitado nas renovações presenciais. Na verdade, a medida já permitiu evitar mais de dois milhões de deslocações e atendimentos presenciais, indica o comunicado.
Os documentos cujo prazo tenha expirado a partir do dia 24 de fevereiro de 2020 deixaram de ser aceites como válidos desde o início deste ano, recorda a entidade.
Leia Também: Passaporte português é o 5.º mais poderoso para viajar em 2022
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com