Clássico de 6.ª-feira é de "risco elevado". PSP dá conselhos a adeptos
As forças de segurança aconselharam "chegar com a devida antecedência" ao Estádio da Luz.
© Global Imagens
País Clássico
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deu, esta quinta-feira, vários conselhos para quem se dirige, na sexta-feira, ao Clássico entre SL Benfica e FC Porto, que tem hora de início marcada às 20h15, no Estádio da Luz.
"Chegar com a devida antecedência ao estádio", ou seja, pelas 18h15, "que é a abertura oficial de portas", é o principal conselho da PSP, transmitido pelo intendente Isaque Figueira de Chaves, citado pela RTP.
As autoridades esperam 64 mil adeptos para este jogo. Destes, aqueles que são adeptos do FC Porto concentram-se na Avenida Condes de Carnide, a partir das 17h00, desde onde "serão encaminhados para o estádio pela PSP".
O risco deste jogo é "elevado", alertou este elemento da PSP, "dadas as equipas envolvidas, o número de adeptos, antecedentes históricos e porque assim o determina a APCVD (Autoridade de Prevenção e Combate à Violência no Desporto". Trata-se da mais grave classificação da APCVD em termos de risco.
Figueira de Chaves apelou, assim, para um espírito de fair-play entre os adeptos, contribuindo assim para a valorização do espetáculo, com início previsto para as 20h15.
SL Benfica e FC Porto enfrentam-se numa sexta-feira, o que "traz outros desafios, ao nível do trânsito", até porque é também fim de semana e fim do mês. "O que se aconselha é evitar, se assim houver possibilidade, as artérias adjacentes ao estádio", recomendou ainda a PSP, apelando ao uso de transportes públicos "a fim de evitar que haja congestionamento nas proximidades do estádio".
Pode recordar aqui a conferência de imprensa de Roger Schmidt e aqui a de Sérgio Conceição.
Pirotecnia é "questão a ter em conta"
A pirotecnia é uma das maiores preocupações da PSP, e uma "questão que tem em conta", explicou ainda o intendente Ferreira de Chaves, até porque "traz graves danos" e "ao estádio acorrem famílias e crianças", sendo necessário "salvaguardar a integridade física das pessoas".
O intendente da PSP referiu ainda que o efetivo a deslocar para o jogo "é o adequado", num dia em que serão movimentados para o local a Divisão Policial da área, Divisão de Trânsito, Unidade Metropolitana de Informações Desportivas, Equipas de Prevenção e Ação Rápida e o reforço da Unidade Especial de Polícia, do Grupo de Intervenção e Cinotécnico.
Em relação à possibilidade de estarem a ser vendidos bilhetes muito acima do valor real, Figueira de Chaves disse que a bilhética está a ser monitorizada, apelando aos adeptos que adquiram os respetivos ingressos nos sítios oficiais.
A PSP reforça ainda que os adeptos que possam se desloquem o mais cedo possível para o estádio, cujas portas estão previstas abrir às 18h15, duas horas antes do início do clássico, e que estes se desloquem preferencialmente através dos transportes públicos.
O Benfica, campeão em título e terceiro classificado com 15 pontos, recebe o FC Porto, que divide a liderança com o Sporting, ambos com 16, na sexta-feira, a partir das 20h15, no Estádio da Luz, em Lisboa, em jogo com arbitragem de João Pinheiro, da Associação de Futebol de Braga.
Leia Também: Sérgio Conceição clarifica situação de Pepe: "Não há caso nenhum..."
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com