Mais 476 atendimentos com reforço da capacidade dos Espaços de Cidadão
O reforço do atendimento dos Espaços de Cidadão das Laranjeiras, Saldanha e Setúbal permitiram atender mais 476 pessoas em 10 dias, segundo dados do Conselho Diretivo da Agência para a Modernização Administrativa (AMA).
© Reprodução
País Amã
"Começámos a fazer um reforço no atendimento dos Espaços de Cidadão desde 10 de outubro" nos Espaços Cidadão das Lojas de Cidadão das Laranjeiras, Setúbal e Saldanha, detalhou a vogal do Conselho Diretivo da AMA, Elsa Castro, adiantando que neste momento este está a ser feito com os serviços da Segurança Social e "até final do mês" também serão integrados "os serviços da AT [Autoridade Tributária]".
Até ao final de outubro, o atendimento reforçado será alargado às Finanças onde será possível efetuar o pedido de NIF [Número de Identificação Fiscal] e a alteração de morada.
E "já temos resultados bastante positivos", salientou a gestora.
"Em 10 dias, este reforço do atendimento tem tido um impacto bastante positivo na capacidade de atendimento, conseguimos atender com este reforço de atendimento mais 360 pessoas, o serviço da Segurança Social conseguiu atender mais 116 pessoas e reduzimos o tempo médio de espera", referiu.
Elsa Castro recordou que a rede de atendimento presencial "é composta por 68 Lojas de Cidadão e 859 Espaços de Cidadão" e a AMA está "sempre atenta" às necessidades dos cidadãos.
"Apercebemo-nos que havia uma maior pressão no atendimento na Área Metropolitana de Lisboa e portanto reforçámos o atendimento nos Espaços de Cidadão das Lojas das Laranjeiras, do Saldanha e de Setúbal com estes serviços da Segurança Social e entretanto também com serviços da AT", sintetizou.
Este "esforço está integrado num plano para mitigar de forma progressiva a pressão nas lojas", não só "através do aumento da capacidade do atendimento como também agilizando o atendimento", explicou.
Por exemplo, na Loja de Cidadão do Saldanha foi adotado um modelo de pré-atendimento, para agilizar o processo, através do qual é feita uma primeira triagem para verificar se os cidadãos têm os documentos necessários para o atendimento e, caso seja necessário, é entregue o formulário necessário para preenchimento e associado uma identificação do cidadão à senha.
Assim, é garantido que só é atendido quem está em condições de o ser, com toda a documentação necessária.
Questionada sobre o alegado esquema que envolvia senhas das Lojas e Espaços de Cidadão, Elsa Castro referiu que "foi feita uma participação ao Ministério Público no passado dia 14 de setembro".
Para já, não está previsto reforço no atendimento em mais lojas, já que foram aquelas três que foram identificadas com mais pressão, mas a responsável disse que a AMA está "constantemente atenta".
Este reforço no atendimento "é feito em conjunto, através de um trabalho diário que fazemos com as entidades parceiras e, por exemplo, no que diz respeito ao próprio IMT - que está na Loja de Cidadão do Saldanha - este também reforçou o seu atendimento", referiu.
"Mais de 80% do território nacional" está coberto pela rede de Lojas e Espaços Cidadão, que dispõem de 52 serviços de 14 entidades diferentes da administração central, local e de entidades privadas, acrescentou.
Ao todo existem 859 Espaços Cidadão em Portugal, onde se incluem os consulados de São Paulo, Paris, Bruxelas e Londres, e 68 Lojas de Cidadão.
Desde a abertura do primeiro Espaço de Cidadão, já foram realizados 10 milhões de atendimentos.
No caso das 68 Lojas de Cidadão em território nacional, estas registam cerca de 200 milhões de atendimentos em termos acumulados.
A média atual de atendimento das Lojas de Cidadão é de mais de meio milhão por mês e mais de 20.000 por dia, de segunda a sábado.
Quanto à Assistente Virtual com avatar, "já realizámos até ao momento 14.714 conversas", o que representa "uma média de 152 conversas por dia", na realização de serviços associados à Chave Móvel Digital, através do ePortugal, disse.
"Vamos continuar a desenvolver a Assistente Virtual com avatar para apoiar outros serviços", avançou Elsa Castro.
"Temos como missão levar o serviço público ao cidadão e a digitalização do serviço é uma das componentes, mas não descuramos nem vamos descurar o atendimento presencial, temos previsto no PRR abrir mais 31 Lojas e 400 Espaços de Cidadão", concluiu.
Leia Também: "PRR vai crescer e vai acelerar": Um resumo com as principais mudanças
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com