Menino que perdeu pais e irmã em explosão em Milfontes fala pela 1.ª vez
Influencer canadiano criou uma angariação de fundos para ajudar Francisco, que perdeu tudo na explosão, a pagar as despesas médicas. Num só dia, conseguiu mais de 80 mil euros. As marcas físicas são visíveis, assim como as emocionais. "Gostava de vê-los mais uma vez", admitiu o pré-adolescente.
© TikTok / MD Motivator
País Solidariedade
Francisco, de 13 anos, o único sobrevivente de uma explosão que matou os pais e a irmã do menino em Vila Nova de Milfontes, no Alentejo, no passado mês de junho, falou pela primeira vez em público sobre o acidente a um tiktoker canadiano, que se dedica a ajudar quem mais precisa.
No vídeo partilhado por Zachery Dereniowski, que dá pelo nome de MD Motivator no TikTok, Francisco, que anda agora de andarilho e cujas queimaduras deixaram severas cicatrizes nos braços, barriga e pernas, recorda o momento da explosão.
"O meu pai foi tomar duche, foi para o chuveiro e [a casa] explodiu. Acordei com o estrondo", lembrou.
Entretanto, o influencer pergunta-lhe que tipo de desporto gosta, ao que o menino responde que gosta de futebol, do Cristiano Ronaldo e que é adepto do Benfica.
Por fim, Francisco admite, emocionado, "gostava de ter passado mais tempo" com os pais e a irmã, "vê-los mais uma vez", por isso deixa uma mensagem ao mundo: "Passem tempo com quem gostam, a fazer o que mais gostam de fazer, porque isso pode desaparecer para sempre".
@mdmotivator “I lost my home and entire family” (GoFundMe 1N B10) 🥹️ #portugal #money #family #tragedy #explosion original sound - Zachery Dereniowski
No fim do vídeo, que já foi visto por mais de 1,6 milhões de pessoas, Zachery oferece a Francisco, que vive agora com uns tios, uma bola de futebol, bilhetes para ir ver o Benfica, quando se "recuperar", mil euros e anuncia ainda a criação de uma angariação de fundos na internet para ajudar a pagar as despesas que o menino tem com os tratamentos.
Em apenas um dia, já foram angariados mais de 90 mil dólares, qualquer coisa como 81.900 mil euros que servirão não só para ajudar o menino nas despesas médicas, como no seu "futuro".
A explosão que matou os pais e a irmã, de 9 anos, de Francisco aconteceu no dia 26 de junho no lugar de Brunheiras, em Vila Nova de Milfontes, e teve origem numa fuga de gás butano. A mãe e a irmã morreram no local. Já o pai ainda foi transportado para o hospital, mas acabou também por não sobreviver devido aos graves ferimentos.
Leia Também: Morreu pai que estava internado após explosão em casa em Milfontes
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com