Da detenção à acusação. O que se sabe sobre o caso de José Castelo Branco
Socialite foi acusado pelo Ministério Público de "maltratar" a mulher, Betty Grafstein, com quem casou em 1996.
© Instagram - Dois às 10
País Violência doméstica
José Castelo Branco foi acusado pelo Ministério Público (MP) da "prática de um crime de violência doméstica" contra a mulher, Betty Grafstein, com quem casou há 28 anos.
O despacho de acusação foi deduzido no começo do mês, mas a informação só na segunda-feira, 25 de novembro, foi tornada pública.
De acordo com o MP, o socialite "atuou com o propósito concretizado de maltratar" a joalheira, de 95 anos, desde o início da relação.
"Arguido e vítima eram casados desde novembro de 1996, encontrando-se indiciado que, desde o início do casamento, o arguido agredia física e verbalmente a vítima", lê-se na nota que acrescenta que Castelo Branco "forçava" Betty "a vestir roupa que escolhia, a ser maquilhada por si e a calçar sapatos que lhe provocavam dores".
Betty foi internada após empurrão. Castelo Branco foi detido
Os factos, adianta ainda o MP, prolongaram-se até o passado mês de maio, altura em que Betty foi internada "na sequência de um empurrão alegadamente desferido" pelo marido, posteriormente detido pela Guarda Nacional Republicana (GNR).
Durante as quase três décadas em que estiveram casados, garante o MP, "o arguido, de 61 anos, atuou com o propósito concretizado de maltratar a vítima, de 95 anos, molestando-a no seu corpo e saúde psíquica, injuriando-a e atemorizando-a, bem sabendo que era a sua mulher e estando ciente da idade desta".
O inquérito foi dirigido pela Secção Especialização Integrada de Violência Doméstica (SEIVD) de Sintra do DIAP Regional de Lisboa.
Polémicas e extravagâncias com violência e insultos à mistura
José Castelo Branco habituou-nos a uma vida cheia de excentricidades e polémicas, com alguns episódios alegadamente violentos à mistura, em que se terá envolvido em agressões e insultos. Além disso, também já tinha sido detido, segundo a SIC Notícias, no Aeroporto de Lisboa, depois de ter sido apanhado a furtar um perfume na zona comercial.
No entanto, com a mulher, parecia ser extremoso. Pelo menos, quando as luzes das câmaras de filmar estavam ligadas e os flashes apontados.
Betty está "mais descansada" com acusação
Depois de ter feito juras de amor a Betty e ter recusado as acusações que lhe eram feitas, na altura em que foi detido, Castelo Branco reiterou tudo agora, depois de o despacho do MP ter sido conhecido.
Nas redes sociais, o socialite partilhou um vídeo onde diz que vai "sobreviver" e que "Deus" é a sua "testemunha".
Já a designer de joias norte-americana reagiu à acusação do MP através do advogado. À CMTV, Alexandre Guerreiro disse que a sua cliente está "mais descansada, não só com a dedução da acusação, como também com o facto de ver-se rejeitado pelo Tribunal da Relação de Lisboa o recurso apresentado pelo agressor relativamente à possibilidade de redução das medidas de coação".
Recorde-se que, no final de abril, Betty foi internada no Hospital CUF de Cascais devido a uma queda, tendo relatado a "vários profissionais de saúde" que foi empurrada pelo marido e que o "comportamento abusivo" era "recorrente".
Como o crime de violência doméstica é público, foi o próprio hospital a apresentar uma queixa no MP. Segundo a queixa, divulgada na altura pelo jornal Expresso, a idosa norte-americana foi sujeita a observação por parte dos médicos e mostrou-se "consciente, orientada, calma e colaborante" com "memória mantida e cognitivamente bem".
Leia Também: José Castelo Branco reage a acusação: "Deus é minha testemunha"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com