Vistoria a prédio de Leça do Balio será feita quarta-feira
A vereadora da Proteção Civil de Matosinhos disse hoje que a vistoria técnica ao prédio de Leça do Balio, onde segunda-feira à noite deflagrou um incêndio, será realizada na quarta-feira de manhã, depois de o espaço arrefecer.
© Global Imagens
País Vereadores
"Apesar de os bombeiros estarem a refrigerar o interior do edifício, a carga térmica ainda é muito elevada, sendo necessário que o prédio arrefeça primeiro para se proceder à vistoria", afirmou aos jornalistas a vereadora Maria de Lurdes Queirós, no local do incidente.
A responsável referiu que esta decisão já foi comunicada aos moradores a quem estão a ser dadas as refeições, assim como aos bombeiros, no Centro de Apoio à Terceira Idade (CATI) de São Mamede Infesta.
Hoje, ao final do dia, será feita uma reunião com os moradores desalojados para se perceber quais as suas necessidades, ou seja, se precisam ou não de ser realojados ou têm retaguarda familiar, avançou a vereadora.
Contudo, ao final do dia e "a conta-gotas" os moradores poderão ir às suas casas e garagens para buscar documentos, alguma roupa ou pertences, ressalvou a vereadora, sublinhando que alguns saíram apenas com a roupa que traziam vestida.
Maria de Lurdes Queirós revelou que, até agora, só uma idosa em cadeira de rodas foi realojada no Centro Social de Leça do Balio, devido à sua mobilidade reduzida.
O fogo que deflagrou na cave de uma loja/armazém, com uma área de cerca de quatro mil metros quadrados, e se alastrou ao rés-do-chão, está dominado, mas em combustão lenta, assinalou a autarca.
No local, onde já estiveram cerca de 130 bombeiros, estavam, pelas 13:30, 60 operacionais, acrescentou a vereadora.
Os proprietários da loja "Big Fashion", que estiveram sempre a assistir aos trabalhos, não quiseram prestar declarações aos jornalistas por estarem abalados com a situação.
O fogo deflagrou cerca das 20:30 de segunda-feira e só foi dado como dominado cerca das 09:30 de hoje.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com