Marisa Matias assina carta para EUA e UE acelerarem transição energética
Eurodeputada integra lista de 48 parlamentares europeus e norte-americanos que dirigiram documento a Joe Biden e Ursula Von der Leyen.
© Reuters
Política Energias Renováveis
A eurodeputada Marisa Matias assinou uma carta dirigida aos líderes dos EUA e União Europeia, Joe Biden e Ursula Von der Leyen, para que se acelere o processo de transição energética para as energias renováveis em detrimento dos combustíveis fósseis.
No documento assinado por 48 parlamentares europeus e norte-americanos, onde se incluem nomes como Alexandria Ocasio-Cortez e Bernie Sanders, é defendido que a "recém-criada task-force comum para a segurança energética tem de avançar no sentido de deixar para trás os combustíveis fósseis e dar prioridade ao investimento em energia renovável, eficiência energética e eletrificação", como destaca uma publicação sobre o assunto no site do Bloco de Esquerda.
"Temos de acabar com o financiamento, exploração e licenças para novas infraestruturas de combustíveis fósseis. Esse é o caminho para a verdadeira independência energética e segurança climática", descreve a carta.
Os subscritores defendem que a task-force "deve desenvolver um plano para rapidamente afastar a União Europeia e os Estados Unidos dos combustíveis fósseis em direção à energia limpa e renovável até 2035".
Além de Marisa Matias, só há mais um português subscritor: José Gusmão.
Leia Também: Costa vai receber estudo sobre transição energética e setor automóvel
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com