PAN exige medidas face ao aumento das taxas de juro
A porta-voz do PAN exigiu hoje medidas, a nível internacional e no Orçamento do Estado, para ajudar as famílias na sequência da subida das taxas de juro por parte do Banco Central Europeu (BCE).
© Global Imagens
Política Taxas de juro
Em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, Inês Sousa Real manifestou "grande preocupação" face o anúncio da subida de taxas de juro por parte do BCE.
"É fundamental que, quer a comunidade internacional, em particular a comunidade europeia, quer também nesta oportunidade que vamos ter em sede do Orçamento do Estado na especialidade, de encontrarmos medidas que apoiem verdadeiramente as famílias para fazer face a esta subida", defendeu.
A deputada considerou que essas soluções podem passar pela "dedução em sede de IRS dos juros com os créditos à habitação" e também pela "necessária recuperação de salários e de rendimentos por via do alívio da carga fiscal".
"Na especialidade tudo faremos para efetivamente que se encontrem soluções que deem respostas a esta real preocupação", comprometeu-se a deputada única do partido Pessoas-Animais-Natureza.
O BCE anunciou hoje uma nova subida de 75 pontos base nas suas taxas de juro para travar a inflação recorde na zona euro.
Com esta subida, a terceira consecutiva e a segunda desta dimensão, a principal taxa de refinanciamento do BCE fica em 2%.
A proposta de Orçamento do Estado para 2023 será hoje votada no parlamento na generalidade e tem aprovação garantida, uma vez que o PS tem maioria absoluta dos deputados.
Leia Também: Deputada única do PAN vai abster-se na votação na generalidade
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com