Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 22º

SNS. Aprovada criação de um código deontológico para técnicos auxiliares

A proposta do PAN para a criação de um código deontológico para técnicos auxiliares de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi hoje aprovada no parlamento.

SNS. Aprovada criação de um código deontológico para técnicos auxiliares
Notícias ao Minuto

22/11/24 18:07 ‧ Há 8 Horas por Lusa

Política OE2025

Esta proposta do Pessoas-Animais-Natureza de alteração ao Orçamento do Estado para 2025 contou com a abstenção do Bloco de Esquerda e do PCP, e o voto favorável dos restantes partidos.

 

Com esta proposta, o Governo deve mediante negociações com as organizações representativas dos técnicos auxiliares de saúde fazer aprovar um código de deveres deontológicos aplicáveis a esses profissionais.

Na nota explicativa que acompanha a proposta, o PAN explica que "apesar de no ano passado ter sido reposta a carreira de técnico auxiliar de saúde, muito ficou por fazer", nomeadamente, o código deontológico destes profissionais, classificado pelo partido como "fundamental dado que falamos de pessoas que trabalham com pessoas debilitadas e que gerem muitas vezes dados pessoais".

Também neste processo de votação do OE na especialidade, foi aprovada outra proposta do partido de Inês de Sousa Real que prevê a o reforço do Modelo de Apoio à Vida Independente para assegurar "o planeamento, a execução e coordenação das políticas nacionais destinadas a promover os direitos das pessoas com deficiência".

O PAN explica que é "necessário proceder à revisão" do existente Modelo de Apoio à Vida Independente e frisando o seu "papel determinante para a melhoria das condições de vida da população com deficiência".

A medida contou com votos favoráveis de todas as bancadas à exceção da IL, que se absteve, e do PSD e do CDS-PP, que votaram contra.

Leia Também: OE2025. Proposta do PS sobre exclusividade no SNS foi chumbada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório