PS questiona Governo sobre futuro dos Contratos Locais de Segurança
O PS vai questionar o Governo sobre o futuro dos Contratos Locais de Segurança (CLS) e sobre a falta de financiamento ao de Loures, disse hoje à agência Lusa o deputado socialista Marcos Perestrello.
© DR
Política Marcos Perestrello
“Queremos saber que visão é que o Governo tem para os Contratos Locais de Segurança. Aqui em Loures, abandonaram o programa e tem sido um esforço exclusivo da autarquia”, acusou o deputado socialista.
Marcos Perestrello, que é presidente da Federação da Área Urbana de Lisboa do PS (FAUL), falava à agência Lusa depois de uma visita de deputados do PS à Quinta da Fonte, em Loures, um dos bairros onde funciona o CLS.
O CLS de Loures foi assinado há quase cinco anos entre o Governo, à altura liderado por José Sócrates, e a Câmara de Loures, abrangendo cerca de 50 mil habitantes das freguesias da Apelação, Camarate e Sacavém.
“Quisemos conhecer de perto como está a funcionar no terreno o Contrato Local de Segurança de Loures, uma vez que tem tido bastante sucesso. Custa-me perceber como é que o Governo abandonou este programa”, reiterou.
Marcos Perestrello aludiu ainda a um relatório divulgado pela autarquia de Loures, no início deste ano, que dá conta que a criminalidade geral diminuiu dez por cento nas freguesias abrangidas pelo CLS.
“É sem dúvida um caso de sucesso. Não mobiliza recursos financeiros significativos porque aproveita estruturas já existentes”, realçou.
A visita de deputados socialistas à Quinta da Fonte efetuou-se no âmbito de uma iniciativa do grupo parlamentar do PS que prepara a realização de uma conferência sobre políticas de emprego e exclusão social.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com