"As mudanças acontecem". Mário Centeno não fecha porta a Belém
Centeno diz-se "focado" no seu trabalho, mas o mandato de governador do Bando de Portugal termina no próximo ano.
© Jose Sarmento Matos/Bloomberg via Getty Images
Política Centeno
Mário Centeno, antigo ministro das Finanças e atual governador do Banco de Portugal, não afastou, esta segunda-feira, uma eventual candidatura a Belém. Embora tenha destacado que, neste momento, não pensa nessa possibilidade, admitiu que as "mudanças acontecem".
No CNN Portugal International Summit, que decorre em Lisboa, Centeno acabou por ser interrogado pelo jornalista britânico Richard Quest, que começou por referir que, sempre que mencionou que ia moderar uma conversa com o antigo ministro de António Costa, lhe foi dito: "Ele vai candidatar-te à presidência". Nesta sequência, o jornalista da CNN decidiu questionar diretamente Mário Centeno e o governador do Banco de Portugal não fechou totalmente a porta a uma candidatura a Belém.
"Sabe, as mudanças acontecem, por vezes são inesperadas, outras vezes são esperadas. Houve várias mudanças na minha vida nos últimos dez anos", começou por dizer.
"Não receio a mudança, mas, acredite, estou muito focado no meu trabalho. É uma boa pergunta, mas a minha resposta é a mesma que já dei antes: o meu foco é fazer o meu trabalho e, muito sinceramente, não penso nisso", rematou.
De realçar que a possibilidade de Mário Centeno avançar com uma candidatura à Presidência da República é falada há vários meses, uma vez que o mandato de governador termina no próximo ano e o atual Governo não o deve reconduzir.
Leia Também: Centeno diz que taxas de juro em 2% ou perto é "cenário preferido"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com