"Precisamos de uma União da Proteção Civil com dispositivos permanentes"
Devido às catástrofes que assolaram vários países da União Europeia, Carlos Zorrinho defende uma "resposta concertada e global".
© Global Imagens
Política Carlos Zorrinho
Na recente edição da Ação Socialista, Carlos Zorrinho aborda as tragédias dos incêndios que abalaram o país. Tendo em conta outras tragédias que afetaram países da União Europeia, o socialista sugere uma "resposta concertada e global, no ordenamento florestal, no combate à desertificação do interior, no reforço da prevenção e na atualização dos dispositivos de proteção e socorro".
Carlos Zorrinho destaca o programa de ação que o Governo está a preparar para melhorar a prevenção e combate aos incêndios, "mas dada a dimensão das catástrofes que se têm verificado por toda a União Europeia (incêndios, cheias, terramotos e desabamentos de terras entre outras) é fundamental aumentar o nível da resposta, criando um mecanismo europeu de proteção civil permanente".
"Precisamos de uma União da Defesa e de uma União da Segurança, mas também de uma União da Proteção Civil com dispositivos permanentes e especializados, disseminados pelo território da UE", realça Carlos Zorrinho.
Uma proposta que já foi apresentada no parlamento europeu e que foi "apoiada pelos eurodeputados portugueses dos dois maiores grupos políticos e pela grande maioria dos eurodeputados que intervieram no debate" na passada quarta-feira.
"É assim que se deve fazer acontecer mais e melhor Europa, respondendo àquilo que as pessoas precisam e quando precisam, com robustez operacional e solidariedade política", escreve o eurodeputado.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com