"Financiamento dos partidos é o sistema que melhor garante a democracia"
Eurodeputado socialista comentou a polémica que envolve a Lei do Financiamento dos Partidos aprovada poucos dias antes do Natal com apenas a abstenção de dois partidos.
© Global Imagens
Política Carlos Zorrinho
Os deputados aprovaram, no dia 21 de dezembro, a nova lei do Financiamento dos Partidos que, entre outros aspetos, vaticina o fim do limite para as verbas obtidas através de iniciativas de angariação de fundos, bem como o alargamento do benefício da isenção do IVA a todas as atividades partidárias.
O diploma foi aprovado com os votos favoráveis de todos os partidos à exceção do CDS e do PAN e a polémica está instalada, uma vez que não houve qualquer discussão pública e a aprovação foi feita sem que ninguém se apercebesse.
Face a esta polémica, o eurodeputado socialista Carlos Zorrinho utilizou o seu perfil no Facebook para exprimir aquela que é a sua opinião sobre o tema.
Assim, o socialista começa por dizer que o “Financiamento Público dos Partidos é o sistema que melhor garante a qualidade da Democracia”, razão pela qual “esse financiamento deve ser transparente, razoável e escrutinado”.
Nesta senda, Carlos Zorrinho adverte que "há nos países democráticos uma correlação demonstrada entre níveis de corrupção e financiamento privado dos partidos”, dando como exemplo dessa máxima a eleição do atual Presidente dos Estados Unidos da América.
“Donald Trump é um exemplo do que pode gerar um modelo de financiamento privado da democracia”, refere, explicando que neste caso de financiamento privado a “relação entre as prioridades da administração e a lista de financiadores é evidente e aceite com naturalidade (mas com grave prejuízo para os cidadãos nos EUA e fora deles)”.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com