Maior erro de Bill Gates? Perder a oportunidade de rivalizar com o iOS
O fundador da Microsoft admitiu que perdeu esse 'comboio' para o sistema operativo Android da Google.
© Reuters
Tech Smartphones
Não haverá certamente muitos arrependimentos na carreira de Bill Gates, mas o fundador da Microsoft e um dos homens mais ricos do mundo admitiu, numa entrevista recente, qual foi o seu maior erro. De acordo com a CNN, Bill Gates lamentou ter perdido a oportunidade de rivalizar com o sistema operativo da Apple, o iOS, para o Android da Google.
“No mundo do software, particularmente para as plataformas, estes são mercados em que o vencedor conquista tudo. Por isso, o meu maior erro de sempre foi qualquer falha de gestão que fez com que a Microsoft não seja o que é o Android. O Android é a plataforma não-Apple padrão para os telemóveis… Há espaço para apenas um sistema operativo não-Apple”, afirmou Bill Gates na entrevista que concedeu ao fundo Village Global.
A Microsoft até foi a primeira a lançar o seu sistema operativo para os telemóveis, corria o ano de 2000. O iOS da Apple só chegou em 2007 e o Android da Google surgiu logo no ano seguinte. Mas o Windows Mobile não tardou a ficar para trás na corrida ao mercado dos smartphones.
Gates apontou como uma das razões para o atraso da Microsoft nesta corrida a batalha legal que envolvia a empresa e o Departamento de Justiça norte-americano.
“Nós sabíamos que o mercado dos telemóveis seria muito popular por isso criámos o que chamámos de Windows Mobile. Perdemos a oportunidade de ser o sistema operativo dominante para smartphones por muito pouco. Distraímo-nos com o julgamento. Não colocámos as melhores pessoas a trabalhar nisto. Por isso foi o meu maior erro relativamente a algo que estava claramente ao nosso alcance. Eramos a empresa que devia ter conseguido isso e não o fizemos”, lamentou.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com