Objeto interestelar é um pedaço de planeta distante, defende teoria
O Oumuamua foi observado pela primeira vez em 2017 e tem cativado investigadores de todo o mundo.
© ESO
Tech Espaço
Os investigadores continuam cativados pelo Oumuamua, o primeiro objeto interestelar observado no nosso Sistema Solar e prova disso é a publicação de dois estudos na Journal of Geophysical Research: Planets que defendem uma nova teoria sobre a sua origem.
De acordo com esta teoria, o Oumuamua terá pertencido a um planeta semelhante a Plutão e separou-se há cerca de 400 milhões de anos atrás. Os investigadores observaram o Oumuamua (‘mensageiro’ ou ‘batedor’ em havaiano’ pela primeira vez no final de 2017 e, entretanto, voltou a desaparecer.
“Esta investigação é entusiasmante porque provavelmente resolvemos o mistério do que é o Oumuamua. Podemos logicamente identificá-lo como um pedaço de um exoplaneta, um planeta semelhante a Plutão em outro sistema solar”, afirmou o astrofísico e um dos autores destes estudos, Steven Desch, segundo o CNet.
Os investigadores acreditam que o Oumuamua se pode ter separado do planeta depois de uma colisão com outro objeto, resultando na estranha forma achatada que deu tanto que falar entre a comunidade científica.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com