Meteorologia

  • 24 NOVEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 22º

Atenção ao WhatsApp. Há uma nova burla a circular na app

O esquema leva os burlões a fazerem-se passar pelos filhos das vítimas.

Atenção ao WhatsApp. Há uma nova burla a circular na app

A elevada popularidade do WhatsApp torna a app de mensagens uma plataforma altamente apetecível para terem lugar todo o tipo de esquemas e burlas. É portanto necessário que os utilizadores do WhatsApp permaneçam vigilantes e atentos, correndo sempre o risco de se tornarem alvos de pessoas mal intencionadas.

A revista britânica dedicada aos consumidores Which? (via Mirror) detalha um novo método para burlas utilizadores do WhastApp e que tem feito vítimas nos últimos tempos. Conhecido como “Hello mum” ou “Hello dad” (“olá mãe” ou “olá pai” em português, respetivamente), o método em questão começa com uma mensagem deste tipo enviada a partir de um número desconhecido.

Os burlões fazem-se então passar por um dos filhos da vítima, inventando uma história elaborada de que precisam de dinheiro e indicando que perderam o respetivo telemóvel - justificando portanto o facto de não estarem a enviar mensagem a partir do dispositivo próprio.

A Action Fraud, entidade dedicada às denúncios de burlas e fraudes no Reino Unido, diz que no total já foram perdidas quase 50 mil libras (59,3 mil euros) neste tipo de burlas, com algumas vítimas a perderem até 3 mil libras (3,5 mil euros). 

É para impedir futuras vítimas que a Action Fraud apela que, caso os utilizadores estejam numa situação em que possam ser vítimas de uma burla deste tipo, peça sempre que o contacto envie uma mensagem de voz. Desta forma podem certificar-se que a pessoa que está do outro lado é quem diz ser.

Leia Também: WhatsApp está a guardar uma das próximas grandes novidades para 2022

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório