Meteorologia

  • 04 DECEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 19º

Bibliotecas vão ter serviço online de empréstimo de livros eletrónicos

Um novo serviço das bibliotecas públicas, que permitirá aceder gratuitamente através de uma plataforma a livros digitais e audiolivros em todo o país, vai estar disponível e operacional 'online' dentro de algumas semanas, numa iniciativa da direção-geral do livro.

Bibliotecas vão ter serviço online de empréstimo de livros eletrónicos
Notícias ao Minuto

03/12/24 17:51 ‧ Há 15 Horas por Lusa

Cultura Biblioteca

Designada BiblioLED, esta biblioteca pública digital destina-se a todos os utilizadores inscritos nas bibliotecas municipais integradas na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP).

 

Trata-se de uma iniciativa da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), enquanto entidade coordenadora da RNBP, desenvolvida no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para a internacionalização, modernização e transição digital do livro e dos autores.

De acordo com Bruno Eiras, subdiretor-geral da DGLAB, o serviço "será lançado daqui a algumas semanas", estando a ser ultimadas "as parametrizações para os diferentes catálogos regionais" e os "testes de esforço".

Contudo, o 'site' já está 'online', dispondo de informações quanto à sua utilização, nomeadamente que o catálogo de títulos da BiblioLED será constituído por uma coleção nacional disponibilizada às 445 bibliotecas da RNBP e por 25 coleções regionais apenas acessíveis em cada Rede Intermunicipal e Rede Metropolitana.

O objetivo deste serviço é fomentar hábitos de leitura e facilitar o acesso a recursos digitais, complementando os serviços presenciais.

A plataforma de livros eletrónicos destina-se a leitores de todas as idades e procura proporcionar "boas experiências de leitura a crianças, jovens e adultos", de acordo com a informação na sua página, que especifica ainda que estarão disponíveis títulos de ficção e não-ficção, maioritariamente em língua portuguesa.

O serviço vai estar permanentemente acessível -- 24 horas por dia, sete dias por semana - por meio de 'smartphones', 'tablets', leitores 'online' e 'e-readers', a partir de qualquer lugar, bastando estar inscrito numa biblioteca municipal da RNBP.

Antes de qualquer empréstimo, o utilizador pode pré-visualizar o livro para avaliar o interesse do seu conteúdo e também pode "reservar" um livro que não esteja disponível, sendo notificado por 'e-mail' assim que volte a estar disponível.

Leia Também: Quase 30 mil cheques-livro emitidos no primeiro mês do programa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório