Meteorologia

  • 25 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 19º

Joana Brandão e João Perry vencem Prémio Autores 2017

Joana Brandão e João Perry (na foto) venceram o prémio Autores 2017 de Melhor Atriz e Melhor Ator, respectivamente, atribuídos pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), entregues na cerimónia a decorrer esta noite no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

Joana Brandão e João Perry vencem Prémio Autores 2017
Notícias ao Minuto

08:09 - 16/03/17 por Lusa

Cultura SPA

A banda Capitão Fausto, o compositor Eurico Carrapatoso, a escritora Maria Teresa Horta, a artista plástica Lourdes Castro, o fotógrafo Alfredo Cunha e a equipa do programa Governo Sombra - Carlos Vaz Marques, Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia e João Miguel Tavares - foram outros distinguidos, na Gala da SPA, em curso no CCB.

O prémio Autores 2017 de Melhor Tema de Música Popular foi atribuído a 'Amanhã 'tou' melhor', dos Capitão Fausto.

Na categoria de Melhor Trabalho de Música Erudita, o prémio foi para 'Magnificat em talha dourada', de Eurico Carrapatoso, e, de Melhor Disco, para 'Menina', de Cristina Branco.

Na Literatura, 'Anunciações', de Maria Teresa Horta, venceu o prémio de Melhor Livro de Poesia, enquanto na categoria de Melhor Livro de Ficção Narrativa, o prémio foi para 'O Meças', de José Rentes de Carvalho.

O prémio Autores de Melhor Livro Infanto-Juvenil foi para 'De umas coisas nascem outras', de João Pedro Mésseder, com ilustrações de Rachel Caiano.

Na área das Artes Visuais, 'Os meus Álbuns de Família um a um', de Lourdes de Castro, recebeu o prémio de Melhor Exposição de Artes Plásticas.

O fotojornalista Alfredo Cunha foi distinguido na categoria de Melhor Trabalho de Fotografia, pela série 'O tempo depois do tempo', título da retrospetiva que se encontra patente na Cordoaria Nacional.

No teatro, na categoria de Melhor Trabalho Cenográfico, o prémio foi atribuído a 'A tempestade', de Fernando Alvarez, sobre o texto de Shakespeare.

O prémio de Melhor Espetáculo foi para 'Moçambique', de Jorge Andrade, enquanto o prémio de Melhor Texto Português Representado foi para 'Se eu vivesse tu morrias', de Miguel Castro Caldas.

O vencedor na categoria Melhor Programa de Rádio foi 'Governo Sombra', da TSF.

Na Televisão, o prémio de Melhor Programa de Informação foi atribuído a 'Renegados', reportagem da jornalista Sofia Pinto Coelho, da SIC, sobre pessoas nascidas em Portugal, a quem foi negada ou retirada a cidadania, por causa da aplicação da lei da nacionalidade, que entrou em vigor em 1981.

O prémio de Melhor Programa de Ficção foi para 'Terapia', da RTP1, e o de Melhor Programa de Entretenimento para 'Literatura aqui', concebido por Teresa Paixão, para a RTP2.

O Prémio Autores 2017 de Melhor Programação Cultural Autárquica foi para a Câmara Municipal de Penafiel, que anualmente promove o festival Escritaria.

A Gala da SPA, realizada hoje no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, transmitida em direto pela RTP2, conta com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.

O Prémio Vida e Obra, que encerrará a cerimónia, será entregue ao escritor António Lobo Antunes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório