Meteorologia

  • 25 NOVEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 19º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

FC Porto acorda tarde e fica pelo caminho na Liga Europa

Dragões entram praticamente a perder no jogo e a reação foi manifestamente insuficiente.

FC Porto acorda tarde e fica pelo caminho na Liga Europa

O FC Porto foi eliminado, esta quinta-feira, da Liga Europa depois de não ter ido além de um empate na visita ao Lyon (1-1). Após a derrota averbada há precisamente uma semana, no Dragão, os portistas precisavam de uma vitória tangencial para levar o jogo, pelo menos, para prolongamento, mas a entrada pouco conseguida acabou por custar caro a Sérgio Conceição. 

Moussa Dembelé marcou logo aos 10 minutos e o FC Porto só acordou pouco depois, conseguindo chegar ao empate por Pepê antes do intervalo. Ainda assim, o tento do brasileiro de nada valeu, uma vez que no conjunto das duas mãos o Lyon acabou por vencer a eliminatória (2-1). Os dragões ficam pelo caminho nesta Liga Europa, depois de terem batido a Lazio na ronda anterior e de não terem passado da fase de grupos na Liga dos Campeões. 

Filme do jogo

Sérgio Conceição teve que gerir a sobrecarga de jogos e operou várias mexidas no onze que se apresentou em Lyon. Além de Otávio, que cumpriu castigo, também Wendell, João Mário, Vitinha, Uribe Taremi e Evanilson ficaram fora das escolhas inciais e iniciaram a partida no banco de suplentes. Em sentido inverso, Zaidu, Bruno Costa, Grujic, Stephen Eustáquio, Fábio Vieira e Galeno foram titulares. 

A equipa do FC Porto acabou por acusar a ausência das várias figuras de primeira linha e aos 10 minutos viu a eliminatória ficar, ainda mais, complicada. Dembelé apareceu nas costas da linha defensiva e quebrou o nulo aos 13 minutos. 

O golo francês deixou a equipa portuguesa algo desorientada, mas Pepê, aos 27 minutos, marcou um golaço, com um pontapé à meia volta, e repôs a igualdade em Lyon, ao mesmo tempo que reabriu a discussão na eliminatória. 

O FC Porto recuperou os níveis de confiança e até teve uma boa ocasião, à meia hora de jogo, para completar a reviravolta no marcador, ainda antes do intervalo. A pressão alta dos dragões deixou Toni Martínez na cara de Anthony Lopes, mas o avançado espanhol foi pouco expedito e permitiu o corte de Dubois. 

O intervalo acabaria por chegar e o empate no marcador era mais do que justificado, mas não o desejado pelo FC Porto, uma vez que estava com um pé fora da Liga Europa por conta do resultado da 1.ª mão. 

No início da segunda parte, Sérgio Conceição foi obrigado a mexer na equipa. Bruno Costa lesionou-se aos 55 minutos e foi prontamente substituído por João Mário. O treinador portista aproveitou o momento para também lançar Matheus Uribe e tirar de campo o amarelado Stephen Eustáquio. 

O FC Porto cresceu com as alterações, mas foi o Lyon quem teve a primeira grande oportunidade nos segundos 45 minutos. Dembélé voltou a aparecer na cara de Diogo Costa, mas desta feita a mancha do guardião português tapou todos os caminhos para e impediu que o avançado francês apontasse mais um golo. 

Os minutos passavam e o FC Porto não conseguia saltar para a frente do marcador. Aos 74 minutos, Sérgio Conceição colocava as fichas todas em jogo lançando a habitual dupla de ataque: Evanilson e Taremi. Pouco depois, foi a vez de Vitinha também ir a jogo e o FC Porto ficar, por fim, com o onze de gala para atacar a vitória. 

Conforme o apito final se aproximava, o jogo ia ficando cada vez mais partido, com as duas equipas a tentarem explorar os lances de contra-ataque. No entanto, as iniciativas atacantes não obtiveram grandes resultados práticos e as balizas à guarda de Anthony Lopes e Diogo Costa não mais foram visadas e o empate acabou mesmo por imperar ao final dos 90 minutos. Nota para a perdida monumental de Vitinha, em cima do apito final, que na cara de Anthony Lopes, a pouco mais de três metros da linha de golo, pisou... a bola. 

Momento do jogo: O golo de Dembélé tornou tudo mais complicado para o FC Porto. A partir daquele momento a eventual qualificação ficou praticamente arredada. 

Equipas iniciais

ONZE DO LYON: Anthony Lopes; Emerson, Lukeba, Thiago Mendes, Dubois; Caqueret, Ndombélé, Faivre, Lucas Paquetá; Ekambi e Dembélé. 

ONZE DO FC PORTO: Diogo Costa; Bruno Costa, Pepe, Mbemba, Zaidu; Grujic, Eustáquio, Fábio Vieira; Pepê, Galeno e Toni Martínez. 

Pré-jogo 

Antevisão 

O futuro europeu do FC Porto decide-se na noite desta quinta-feira. Os poristas visitam o Lyon e, para chegarem aos quartos de final da Liga Europa, precisam de dar a volta ao resultado trazido do Dragão (0-1). Assim sendo, um eventual empate ou derrota significam a eliminação. Por outro lado, uma vitória pela margem mínima levará o jogo para prolongamento. 

Em suma, o FC Porto está em solo francês e terá que assumir as despesas da partida. 

Siga, em direto, todas as incidências desta partida a partir das 20 horas no Desporto ao Minuto. 

Leia Também: Meia dúzia de dragões 'à bica' na Liga Europa

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório