Meteorologia

  • 25 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Notas do Vitória SC-Sporting: Amorim foi ao banco resgatar o triunfo

Leões estiveram a perder, mas acabaram por arrecadar os três pontos na visita à Guimarães. Alteração de Rúben Amorim no início da segunda parte deu nova dimensão ao ataque.

Notas do Vitória SC-Sporting: Amorim foi ao banco resgatar o triunfo
Notícias ao Minuto

08:09 - 20/03/22 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

O Sporting conseguiu triunfar na visita ao sempre complicado reduto do Vitória SC (3-1), na noite de sábado, em jogo da 30.ª jornada da I Liga. Numa altura em que os leões têm margem de erro na perseguição ao líder FC Porto, a tarefa em Guimarães complicou-se, mas Rúben Amorim soube mexer bem na equipa e... no momento certo. 

Os vitorianos entraram melhor no jogo, foram muitos perigosos durante a primeira parte, chegaram à vantagem, mas tudo mudou à beira do intervalo. Sarabia converteu uma grande penalidade em golo, repôs a igualdade no marcador e Rúben Amorim, nos minutos iniciais do segundo tempo, lançou a cartada certa para resgatar o triunfo no Estádio D. Afonso Henriques. 

Vamos aos protagonistas. 

A figura 

Paulinho acaba por ser a maior figura do triunfo do Sporting por ter assinado o golo que completou a reviravolta no marcador. Aos 70 minutos, o camisola 21 dos leões apareceu no sítio certo para, com um pequeno toque, marcar e colocar o Sporting a caminho dos três pontos. Mais do que o golo, Paulinho foi fundamental para que o Sporting conseguisse pegar no jogo na segunda parte. A partir do momento em que se tornou na unidade mais adiantada, com a saída de Slimani, Paulinho deu outra vida ao ataque do Sporting e lançou a confusão na defensiva contrária. 

A surpresa

Bruno Varela sofreu três golos, mas pouco ou nada poderia fazer em qualquer um deles. No lance do penálti adivinhou o lado para o qual Sarabia rematou, no segundo foi surpreendido pela finalização artística de Paulinho e não teve quaisquer hipóteses de defesa no remate fantástico de Edwards. Ainda assim, é justo sublinhar que Varela foi evitando vários lances de perigo do Sporting e assinou mesmo um par de defesas sensacionais. 

A desilusão 

Nuno Santos realizou um jogo para esquecer no D. Afonso Henriques. Encostado ao flanco esquerdo, o extremo do Sprorting foi quase sempre inconsequente em todas as ações ofensivas. Jogo para esquecer.

Os treinadores

Pepa 

O treinador do Vitória SC foi expulso ainda antes da meia hora de jogo, mas teve o mérito de ter montado uma estratégia que anulou o Sporting durante os primeiros 45 minutos. O Vitória SC foi mesmo a melhor equipa na primeira metade, o que revela que a lição estava bem estudada pelos jogadores e por Pepa. Na segunda parte, também por mérito do adversário, o conjunto dos conquistadores acabou por encostar-se demasiado lá atrás e só voltou a entrar no jogo quando ficou em desvantagem no marcador. 

Rúben Amorim

Na antevisão desta partida, Rúben Amorim tinha sublinhado que às vezes era importante ter jogadores no banco para mexer com o jogo na altura certa. Foi mesmo isso que o treinador do Sporting fez. O jogo não estava a correr bem e Amorim decidiu tirar Slimani e colocar Pote, adiantado Paulinho para o vértice mais adiantado do esquema tático. Esta pequena alteração fez crescer o Sporting e o golo da reviravolta foi apenas uma consequência do caudal ofensivos dos leões a partir da alteração feita por Amorim. 

O árbitro 

O jogo em Guimarães foi tudo menos fácil para Fábio Veríssimo. O árbitro depressa recorreu aos cartões e, para além de Pepa, ainda expulsou dois elementos do banco do Vitória SC. 

Leia Também: Debandada nas bancadas interrompeu o Vitória SC-Sporting

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório