O Benfica venceu por 2-1 na difícil deslocação até ao Algarve, para defrontar o Farense, em jogo a contar para a 10.ª jornada da I Liga.
As águias até entraram a perder, mas como 'água mole em pedra dura, tanto bate até que fura', acabou mesmo por ser a insistência a falar mais alto e a dar ao clube lisboeta os três pontos - com Akturkoglu em grande destaque.
Álvaro Carreras também sabe marcar na I Liga
Bruno Lage promoveu três novidades no onze inicial e lançou de início Tomás Araújo, Florentino e Di María, provando assim que o estatuto de último classificado do Farense não pesou nas suas decisões.
Com uma equipa praticamente na sua 'máxima força', o Benfica viu o adversário jogar nos primeiros minutos e, com duas idas à área encarnada, os algarvios conseguiram quatro remates, o que já fazia antever que esta não seria uma tarefa fácil.
Aos nove minutos, Kokçu deixou o primeiro aviso do Benfica, com um remate que passou por cima da barra, e Pavlidis, quatro minutos depois, atirou perto do poste esquerdo. Apesar de estar instalado no meio-campo do Farense, o conjunto da Luz continuava sem conseguir impor-se e foi então que os homens da casa surpreenderam.
O Estádio do Algarve 'foi abaixo' à passagem do primeiro quarto de hora do encontro, com o golo que inaugurou o marcador. Pastor surgiu à direita e com um cruzamento 'de regra e esquadro' deixou a bola direitinho nos pés de Poveda. A finalização à ponta de lança levou a bola a passar por entre as pernas de Trubin (1-0).
O Benfica reagiu de imediato e o empate não tardou. Akturkoglu segurou a bola à entrada da área e encontrou, de seguida, Álvaro Carreras à esquerda. O espanhol avançou e, de pé esquerdo, atirou sem hipóteses de defesa para Ricardo Velho, golo que repôs a igualdade no Algarve e que se tornou o seu primeiro no campeonato.
As águias quiseram aproveitar o ímpeto do golo e seguiu-se um momento de maior intensidade que, ainda assim, não deu em golo. O resultado manteve-se inalterado até ao intervalo.
Basta cumprir porque o Bayern está aí à porta
Alexander Bah foi substituído no início do segundo tempo e Lage ordenou a entrada de Jan-Niklas Beste, que entrou para contornar algumas dificuldades sentidas no flanco direito.
Se o Benfica esperava um Farense recuado, voltou a ser surpreendido com as linhas subidas do emblema algarvio e foi preciso, até, tirar proveito do contra-ataque para consumar a reviravolta. Di María recebeu a bola pelo franco direito e soube esperar até ao surgimento de Akturkoglu. Nessa altura, o turco deu de primeira para Pavlidis e o grego atirou para o 1-2, confirmando desta forma o bis de assistências do 'Harry Potter da Luz.
Os visitantes, a partir deste momento, procuraram gerir o resultado e o jogo entrou, inevitavelmente, numa fase mais tranquila e simultaneamente menos interessante. Recordado pelo embate a meio da semana, diante do Bayern Munique, para a Liga dos Campeões, Bruno Lage fez descansar Akturkoglu e Amdouni, o escolhido para este lugar, não teve muito tempo para deixar a sua marca. O mesmo aconteceu com Arthur Cabral, Andreas Schjelderup e Renato Sanches, que entraram para os lugares de Pavlidis, Di María e Kokçu.
Assim sendo, e feitas as contas, o Benfica soma 22 pontos e continua em terceiro lugar. O Farense, por outro lado, não se afasta da última posição, com quatro, e intensifica-se o medo da despromoção. As águias preparam agora o duelo com o Bayern Munique, para a Liga dos Campeões, agendado para a próxima quarta-feira.
Onzes iniciais
Farense: Ricardo Velho, Marco Moreno, Artur Jorge, Neto, Elves Baldé, Dario, Pastor, Cláudio Falcão, Lucas Áfrico, Menino.
Suplentes: Kaique, Rafael Barbosa, Aléx Bermejo, Geovanny, Cuba, Millán, Poloni, Raul Silva e Rivaldo
Benfica: Trubin; Bah, Tomás Araújo, Otamendi e Carreras; Florentino, Aursnes e Kokçu; Di María; Pavlidis e Akturkoglu.
Suplentes: Samuel Soares, António Silva, Amdouni, Arthur Cabral, Schjelderup, Kaboré, Rollhseir, Beste e Renato Sanches.
Antevisão
O Benfica desloca-se, este sábado, ao reduto do Farense, em jogo a contar para a 10.ª jornada da I Liga, um dia depois do Sporting, líder isolado, já ter entrado em campo.
As águias chegam ao Estádio do Algarve com 19 pontos no campeonato e um jogo a menos do que os restantes rivais, dado o adiamento da partida diante do Nacional, devido ao mau tempo que se fez sentir na Choupana. Já o emblema algarvio, por outro lado, atravessa um mau momento e encontra-se, no arranque do jogo, no último lugar da tabela, com apenas quatro pontos.
O pontapé de saída na partida entre Farense e Benfica está marcado para as 18h00 deste sábado, sendo que a mesma será apitada por Cláudio Pereira, da da AF Aveiro. Poderá acompanhar todas as incidências mais logo, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Farense-Benfica: A luta contra a despromoção e a perseguição à liderança