Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 22º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

De jogador para treinador... e presidente. O que é feito de Hugo Almeida?

Antigo internacional português é o protagonista da 8.ª edição da rubrica 'O que é feito de...?' do Desporto ao Minuto.

De jogador para treinador... e presidente. O que é feito de Hugo Almeida?

Hugo Almeida é, incontornavelmente, um dos grandes nomes do futebol nacional, pese embora tenha 'dividido' a carreira entre Portugal e o estrangeiro. De jogador para treinador, e até mesmo presidente, o antigo avançado teve ainda a oportunidade de representar o seu país em dois Europeus e dois Mundiais... mas vamos por partes.

 

Natural da Figueira da Foz, Hugo Almeida começou a dar os primeiros no mundo do futebol com nove anos, ao serviço do Buarcos, onde esteve durante três épocas até rumar à Naval. Dos iniciados aos juniores, o avançado chamou à atenção do FC Porto e, em 2000/01, deixou a sua terra para representar um clube que tardou em apostar verdadeiramente no seu talento.

Em dois anos, o ponta de lança passou pelos juvenis e pelos juniores até chegar aos bês e à equipa principal, tendo entrado para a história do clube da cidade Invicta ao marcar o segundo golo na inauguração do Estádio do Dragão, no dia 16 de novembro de 2003, com um triunfo frente ao Barcelona (2-0). Tudo isto após meia época de empréstimo à União de Leiria, em busca de ganhar experiência na I Liga, já com chamadas às camadas jovens da seleção nacional pelo meio.

Notícias ao Minuto Hugo Almeida esteve ligado ao FC Porto entre 2000 e 2007, com um total de 51 jogos pela equipa principal.© Getty Images 

Seguiu-se nova cedência temporária ao clube da cidade do Lis na época seguinte, marcada pela conquista da Liga dos Campeões para os azuis e brancos, até que, em 2004/05, Hugo Almeida foi chamado por Luiz Felipe Scolari à seleção nacional, estreando-se num particular diante de Inglaterra (1-1). Após meia temporada de empréstimo ao Boavista, eis que o FC Porto decidiu mantê-lo na equipa principal em 2005/06... e 'colheu frutos'. O avançado marcou cinco golos (em 38 jogos) e um deles 'correu mundo', com um livre direto do meio da rua, na derrota frente ao Inter (2-1), na fase de grupos da Liga dos Campeões.

No verão de 2006, Hugo Almeida rumou à sua primeira aventura no estrangeiro, ao serviço do Werder Bremen, onde esteve inicialmente por empréstimo, acabando por ficar em definitivo até à temporada 2010/11. Sempre com mais de 10 golos em cada época, não foi de estranhar que passasse a ter mais chamadas à seleção nacional, com destaque para a participação no Euro'2008 e no Mundial'2010, tendo motivado, inclusive, o interesse de José Mourinho em levá-lo para o Real Madrid. Algo que não se concretizou.

Notícias ao MinutoAntigo ponta de lança 'vírou' ídolo na Turquia após uma passagem de sucesso pela Alemanha.© Getty Images  

No inverno de 2011, o experiente ponta de lança, já com 27 anos, trocou a Liga dos Campeões pela Liga Europa e rumou ao Besiktas, por três temporadas e meia, onde chegou a partilhar balneário com Ricardo Quaresma. Já na casa dos 30 anos, com um faro goleador mais discreto, seguiram-se passagens por Cesena (Itália), Kuban Krasnodar (Rússia), Anzhi (Rússia), Hannover (Alemanha), AEK (Grécia) e Hajduk Split (Croácia)... até ao regresso a Portugal.

Em 2018/19, Hugo Almeida rumou à Académica com a missão de ajudar o clube de Coimbra a regressar à I Liga, mas nem os dez golos em 23 jogos permitiram mais do que o quinto lugar, com o término da carreira no tapete verde a acontecer em 2019/20. Foram 13 títulos em 14 clubes e 192 golos em 598 jogos (19 dos quais em 57 internacionalizações por Portugal).

Seguiram-se as magias nas areias, com quatro anos ao serviço da AD Buarcos, entre 2019 e 2022, clube do qual se tornaria presidente, já depois de ter dado uma ajuda dentro de campo, com a subida à elite do campeonato nacional de futebol de praia. O 'Panzer de Buarcos', como lhe chamavam, prometia não ficar por aí... e não ficou.

Nestes últimos anos, para além de presidente (e até agente de futebol), Hugo Almeida tornou-se ainda treinador adjunto na Académica (em 2019/20), passando pelos sub-23 até chegar à equipa principal em 2021/22, até que decidiu acompanhar José Morais para o Sepahan, no Irão, onde já se encontra a cumprir a terceira época consecutiva. Até onde irá o percurso de uma das referências do futebol português no mundo do futebol? A seu tempo saberemos...

Todas as semanas o Desporto ao Minuto apresenta-lhe uma nova edição da rubrica 'O que é feito de...?', que pretende recordar o percurso de algumas personalidades do mundo futebolístico que acabaram por cair no esquecimento. 

Leia Também: Do Benfica à distrital sem deixar Portugal. O que é feito de Miguel Rosa?

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório