Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 22º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Gyokeres 'canta', os males de Amorim espanta e Sporting segue intacto

Póquer do internacional sueco ‘abateu’ um Estrela da Amadora que provocou mais sobressaltos do que os leões contavam.

Gyokeres 'canta', os males de Amorim espanta e Sporting segue intacto
Notícias ao Minuto

22:13 - 01/11/24 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

O Sporting deixou para trás toda a ‘turbulência’ provocada pela já confirmada saída de Rúben Amorim rumo ao Manchester United (que só se materializará a partir de 11 de novembro), e recebeu e bateu, esta sexta-feira, o Estrela da Amadora, por 5-1, alcançando a décima vitória ao cabo de tantas outras jornadas, na I Liga.

 

Viktor Gyokeres assinou um autêntico ‘recital’, que abriu caminho a um triunfo ‘sem espinhas’ por parte do conjunto verde e branco, na antecâmara do tão aguardado encontro da quarta ronda da fase de liga da renovada Liga dos Campeões, perante o Manchester City, já na próxima terça-feira.

‘Loucura’ tomou conta de Alvalade

José Faria garantiu, na véspera, que não tinha intenções de levar para Alvalade, nem um “autocarro”, nem um “avião”, e cumpriu a promessa na íntegra, fazendo entrar em campo um Estrela da Amadora ousado, com linhas subidas, com tudo o de bom… e também o de mau que tudo isso acarreta.

É verdade que a primeira oportunidade pertenceu ao Sporting, aos 9 minutos, na sequência de uma ‘carambola’ entre Daniel Bragança e Issiar Dramé, mas, daí em diante, os tricolores não se coibiram de atacar, e podiam mesmo ter marcado, instantes depois, não fosse um corte fundamental de Gonçalo Inácio, quando Leonel Bucca tinha tudo para fazer o gosto ao pé.

Alvalade estava em sobressalto… até que surgiu o ‘suspeito’ do costume. Falamos, claro está, de Viktor Gyokeres, que, aos 19 minutos, combinou com Pedro Gonçalves e ‘disparou’ para o fundo das redes, e, aos 31, aproveitou uma ‘asneira’ da defesa adversária para se isolar e alcançar o ‘bis’.

Pelo meio, Daniel Veiga assinou um falhanço escandaloso, que Rodrigo Pinho acabaria por ‘corrigir’, aos 35 minutos, com o golo que reabriu a discussão. Discussão essa que, no entanto, durou meros sete minutos, o tempo necessário para Viktor Gyokeres voltar a marcar, na conversão de uma grande penalidade, por mão na bola de Leonel Bucca.

Quem trava o ‘ciclone’ Gyokeres?

A toada ‘eletrizante’ da primeira parte manteve-se na segunda, de tal maneira que, aos 58 minutos, Rodrigo Pinho voltou mesmo a marcar. No entanto, após recorrer ao VAR, Bruno Vieira optou por anular o lance, visto que o antigo avançado do Benfica dominou a bola com o braço, antes de bater Franco Israel.

Foi então que Viktor Gyokeres voltou a dizer ‘presente’. Lançado por Francisco Trincão, deixou toda a defesa adversária para trás, isolou-se perante Bruno Brígido e, com muita calma, atirou para o golo. Já na reta final, foi a vez de Maxi Araújo se juntar à festa e selar, de uma vez por todas, o resultado final.

Feitas as contas, com este triunfo, o Sporting passa a somar 30 pontos, pelo que se mantém na liderança isolada da I Liga, com seis pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o FC Porto, que ainda vai receber o Estoril. O Estrela da Amadora, por seu lado, permanece com seis pontos, pelo que mora no 16.º e antepenúltimo lugar.

Momento do jogo: O golo de Rodrigo Pinho, aos 35 minutos, lançou algumas dúvidas junto de umas bancadas de Alvalade já por si ‘desconfiadas’ por motivos sobejamente conhecidos. Dúvidas essas que, no entanto, foram rapidamente dissipadas, fruto de uma grande penalidade convertida por Viktor Gyokeres, que ‘matou’ o jogo.

Onzes

Sporting: Franco Israel; Geovany Quenda, Zeno Debast, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo; Morten Hjulmand, Daniel Bragança; Pedro Gonçalves, Francisco Trincão e Viktor Gyokeres.

Estrela da Amadora: Bruno Brígido; Danilo Veiga, Ferro, Issiar Dramé, Rúben Lima; Léo Cordeiro, Paulo Moreira, Leonel Bucca, Nilton Varela; Jovane Cabral e Rodrigo Pinho.

Antevisão

Rúben Amorim vai submeter-se, ao início da noite desta sexta-feira, ao 'tribunal' de Alvalade, horas depois de ter sido oficialmente apresentado como sucessor de Erik ten Hag no comando técnico do Manchester United (clube no qual só começará a trabalhar a partir de 11 de novembro)

Pela frente, terá o Estrela da Amadora, naquele que será o primeiro dos três últimos jogos ao leme da equipa principal do Sporting, ao que se seguirão uma receção ao Manchester City e uma visita ao Sporting de Braga.

Os leões chegam à décima jornada na liderança isolada da I Liga, com 27 pontos conquistados em 27 possíveis, mais três do que o segundo classificado, o FC Porto, que só irá medir forças com o Estoril no próximo domingo.

Os tricolores, por seu lado, vão procurar dar mais um passo no sentido da manutenção no principal escalão do futebol português, visto que, até ao momento, somam apenas seis pontos, o que o deixa na 16.ª e antepenúltima posição da tabela.

O Sporting-Estrela da Amadora irá contar com a arbitragem de Bruno Vieira, juiz da Associação de Futebol de Beja, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h15 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Oficial: Rúben Amorim é o novo treinador do Manchester United

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório