China beneficiará dos seus planos de desenvolvimento 'verde'
A China obterá "benefícios consideráveis", caso execute os seus planos para um desenvolvimento económico 'verde', considera a agência de notação financeira Stardard & Poor's (S&P), num relatório publicado hoje.
© Reuters
Economia S&P
"Ainda que a China tenha um longo caminho a percorrer, para transformar a sua gigantesca economia de uma grande fonte de poluição para potência 'verde'", o país beneficiará do "ênfase num desenvolvimento" amigo do ambiente, escreve a agência.
A S&P nota que Pequim está a "dar prioridade ao controlo da poluição nos seus planos de desenvolvimento", com medidas favoráveis "para as finanças 'verdes' e investimento estratégico em energias renováveis e veículos elétricos".
O país tem também desenvolvido os chamados mercados financeiros verdes -- títulos ou créditos destinados a projetos sustentáveis --, visando apoiar indústrias 'verdes' que promovem "tecnologias de última geração" amigas do ambiente.
A agência destaca que Pequim quer também "promover uma imagem verde" no seu projeto de infraestruturas internacional 'um cinturão, uma rota', que inclui a construção de portos, aeroportos, autoestradas ou malhas ferroviárias ao longo da Europa, Ásia Central, África e sudeste Asiático.
O objetivo é atrair capital privado internacional para a iniciativa, algo que a S&P considera "crucial" para o seu êxito, face à suspeição de "vários países" para com as ambições estratégicas de Pequim.
Na esfera internacional, a China poderá tornar-se um "líder na ação climática", devido às suas políticas e à postura da atual Administração norte-americana, liderada por Donald Trump.
A agência considera que a "resposta às alterações climáticas está a provocar uma transformação global, que poderá alterar a situação geopolítica", à medida que vários países "reorientam as suas economias para um desenvolvimento sustentável e com baixa emissão de carbono".
A China é o maior emissor mundial de gases com efeito de estufa, seguida pelos Estados Unidos, o principal consumidor de carvão e o segundo maior consumidor de petróleo.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com