E se em vez de deitarmos fora, transformarmos em coisas novas?
Economia circular propõe que evitemos a utilização de produtos descartáveis, dando-lhes antes uma 'nova vida'.
© iStock
Economia Economia circular
Chama-se economia circular e é um conceito cada vez mais utilizado. Trata-se de um processo em que a utilização dos produtos descartáveis é evitada, sendo substituída por uma nova abordagem a um produto que já existe, mas não tem utilidade.
"Na prática, a economia circular é recusar o uso único e descartável dos produtos. Por exemplo, ao utilizarmos roupa que já não usamos para fazer panos para limpeza, utilizar a água de lavar os legumes para regar as plantas, dar uma nova vida aos frascos, doar produtos que já não precisamos a outros que farão bom uso dos mesmos", refere o site da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para os mais novos, o DECO Jovem.
O princípio é substituir o tradicional conceito de 'fim de vida' de um produto por novos fluxos de reutilização.
Até porque, em último caso, se um produto não der para ser transformado, pode sempre ser reciclado. Por exemplo, "uma máquina de lavar tem metal e plástico que podem dar a origem a novos produtos, caixas de cartão que podem ser transformadas em novas caixas ou em papel higiénico, metal de uma lata de atum que pode vir a ser incorporado num carro", entre outras soluções.
Não há limites na economia circular. O importante é pensar em "novos padrões de consumo" e em "maneiras diferentes de comprar e utilizar os produtos". No final, há dois beneficiários óbvios: o Planeta e nós (e a nossa carteira).
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com