Atividade transformadora na zona euro toca mínimos desde 2012
A atividade transformadora na zona euro tocou em setembro mínimos desde 2012, ao situar-se em 45,7 pontos, contra os 47 pontos observados em agosto, indicou hoje o instituto IHS Markit.
© BCE
Economia Atividade
A produção e os novos pedidos de encomendas denotaram quedas acentuadas, enquanto os custos tiveram a maior quebra desde abril de 2016.
De acordo com o instituto IHS Markit, o nível dos 50 pontos no índice PMI separa a contração da atividade da economia de uma situação de expansão.
O economista-chefe para a área de Negócios da IHS Markit, Chris Williamson, afirmou que "o pior está para acontecer", já que os indicadores sobre o futuro (como a relação entre os pedidos e os 'stocks') se deterioraram ainda mais no mês de setembro.
"As empresas também se mostram pessimistas face às perspetivas para os próximos 12 meses" uma vez que o grau do otimismo se situou próximo do seu mínimo de sete anos e meio devido às preocupações com a guerra comercial, a desaceleração do crescimento económico no mundo e as preocupações geopolíticas", incluindo o 'Brexit', salientou o responsável.
A queda da atividade transformadora na zona euro foi liderada pela indústria alemã, que apresentou em setembro uma queda na atividade para 41,7 pontos, o menor valor desde 2009.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com