Indústria alemã queixa-se da subida dos preços de materiais
Cerca de 92% das empresas industriais alemãs indicaram que houve aumentos de preços de materiais nos últimos três meses, anunciou hoje o instituto alemão ifo.
© iStock
Economia Ifo
Num comunicado, o ifo precisa que as percentagens de empresas que informaram que houve aumentos de preços dos materiais nos últimos três meses foram de 100% na indústria têxtil e no fabrico de mobiliário e de 99,4% no setor dos produtos de borracha e plástico.
"Outras indústrias também constataram preços mais elevados, incluindo fabricantes de equipamento elétrico (95,6%), fabricantes de metais básicos (95,0%), fabricantes de produtos metálicos (94,9%), fabricantes de vestuário (94,0%), fabricantes de computadores (93,5%), e fabricantes de papel e cartão (93,2%)", adianta o instituto alemão.
Felix Leiss, especialista em inquéritos do instituto ifo refere mesmo que na Alemanha se está "a assistir ao estrangulamento no fornecimento de aço e também de madeira e outras matérias-primas à base de madeira, e alguns dos movimentos de preços que o acompanha são dramáticos".
"A escassez de madeira significa que até mesmo as paletes estão agora em falta em alguns locais", afirma o especialista, referindo que várias indústrias dizem que "também há problemas de fornecimento de produtos de alumínio e cobre"
Leiss refere ainda que, "além disso, as matérias-primas sintéticas também são escassas, e como resultado, existe agora uma escassez de fios sintéticos, filmes, materiais de embalagem, materiais de isolamento, e outros produtos plásticos".
"Os fornecimentos de semicondutores e outros componentes eletrónicos continuam também a vacilar" e devido "a estas faltas, os preços estão a subir em muitos lugares", conclui Leiss.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com