Confiança empresarial na Alemanha sobe, depois de seis meses a cair
A confiança das empresas aumentou em janeiro na Alemanha, depois de seis meses consecutivos de declínio, na esperança de que a economia recupere nos próximos meses, anunciou hoje o instituto de investigação económica alemão ifo.
© iStock
Economia Ifo
O índice de confiança empresarial para a Alemanha como um todo do instituto de investigação económica alemão ifo subiu para 95,7 pontos em janeiro, contra 94,8 pontos em dezembro.
A confiança das empresas alemãs aumentou no início do ano porque "as suas expectativas melhoraram consideravelmente", embora a avaliação da sua situação atual fosse "um pouco menos positiva", de acordo com o ifo.
"A economia alemã está a começar o novo ano com um brilho de esperança", disse o presidente do ifo, Clemens Fuest.
No setor industrial alemão, a confiança empresarial aumentou significativamente porque as empresas estão mais satisfeitas com a sua situação atual e estão também mais otimistas em relação aos próximos meses.
Os estrangulamentos no fornecimento de bens intermédios e matérias-primas diminuíram um pouco, segundo o ifo.
A utilização da capacidade também aumentou de 84,9% para 85,6%.
No setor dos serviços, a confiança das empresas voltou a melhorar depois de ter caído durante três meses consecutivos.
O pessimismo desapareceu das expectativas empresariais e a indústria do turismo espera "um verão promissor".
No entanto, alguns prestadores de serviços estão menos satisfeitos com a sua situação atual e a indústria hoteleira e de restauração permanece em crise.
A confiança empresarial melhorou no comércio também porque as expectativas melhoraram e apesar de as empresas terem classificado a sua situação atual um pouco pior.
O pessimismo sobre o futuro foi grandemente reduzido, especialmente no setor retalhista.
Na construção, a confiança empresarial aumentou porque as empresas estão um pouco mais satisfeitas com a sua situação atual e porque as suas expectativas melhoraram à medida que a escassez de materiais melhorou ainda mais.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com