Empresas na Alemanha planeiam aumentar ainda mais os preços
As empresas na Alemanha estão a planear aumentar ainda mais os preços, tendo o índice de expectativas de preços para os próximos três meses subido para um novo máximo de 46 pontos em janeiro, anunciou hoje o instituto alemão ifo.
© iStock
Economia Ifo
Segundo um inquérito do ifo hoje divulgado, o índice de expectativas de preços para os próximos três meses tinha-se situado em 44,7 pontos em dezembro e em 45 pontos em novembro.
"As empresas estão a transferir o aumento do custo da energia e da aquisição de produtos intermédios e mercadorias para os clientes. Estes aumentos irão ser filtrados para os preços ao consumidor", afirmou Timo Wollmershäuser, chefe de Previsões do ifo, citado num comunicado.
"Isto significa que as taxas mensais de inflação permanecerão acima dos 4% durante algum tempo. Assim, elevámos a nossa previsão de inflação para 2022 para 4%. Em dezembro, ainda estávamos a assumir um aumento de 3,3% no custo de vida", acrescenta Wollmershäuser.
Os valores muito elevados para o índice de expectativas abrangem todos os setores da economia e foram particularmente elevados no grossista, com 60,3 pontos, seguido do retalhista (57,7 pontos) e do industrial (55,6 pontos).
No setor dos serviços, o índice atingiu um novo máximo de 41,9 pontos e no da construção, o valor foi de 41,5 pontos.
Segundo o inquérito do ifo, estes valores de equilíbrio para as expectativas de preços indicam a percentagem de empresas que pretendem aumentar os preços menos a percentagem de empresas que pretendem baixar os preços.
Se todas as empresas inquiridas tivessem a intenção de aumentar os preços, o saldo seria mais 100 pontos, enquanto se todas quisessem baixar os preços, seria menos 100 pontos.
As respostas neutras foram desconsideradas para o cálculo do índice, o saldo foi ajustado sazonalmente e as empresas não foram inquiridas pelo ifo sobre o montante da alteração de preços planeada.
Leia Também: Prémios Nobel de Literatura pedem à Alemanha que envie armas para Kiev
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com